“Movimentos Sobre a Cidade” encerra neste fim de semana; entrada gratuita 23/03/2023 - 12:58

A última chance para ver “Movimentos Sobre a Cidade” é neste fim de semana. A nova realização da Cia ilimitada encerra no auditório Glauco Flores de Sá Brito, o miniauditório do Centro Cultural Teatro Guaíra. O espetáculo reúne três jovens artistas no elenco, uma equipe de criação experiente e composição musical autoral. O foco é a vivência dos corpos na cidade. A entrada é gratuita.

Voltado ao público adulto, o espetáculo performático integra profissionais do teatro, da música e dança em um trabalho de criação colaborativa, que parte do improviso. “Movimentos Sobre a Cidade nasceu de muitos movimentos. Surgiu de forma virtual durante o isolamento, imposto pela pandemia, e teve seu primeiro encontro presencial em uma oficina de dramaturgia, ministrada pelo diretor Marcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro, na Biblioteca Pública do Paraná, em agosto de 2022”, conta o diretor Marcio Juliano.

Imagens, textos e movimentos não lineares são conectados a partir das vivências dos atores, expondo suas trajetórias como forma de resistir à tentativa sistemática e violenta de torná-las invisíveis, incluindo o apagamento das ancestralidades, sobretudo indígenas e africanas.

O livro “Fogo no Mato, a ciência encantada das macumbas”, de Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino, foi a principal referência usada no processo criativo como fonte de pesquisa. Ele propõe uma interpretação do Brasil a partir do conhecimento acumulado na macumba e em outros saberes populares.

O resultado é um texto inédito e provocativo que expressa uma linguagem própria. Para conferir, as apresentações acontecem quinta, sexta e sábado, às 20 horas e, no domingo, às 19 horas. É preciso chegar antes para garantir seu lugar.

Além das apresentações abertas e gratuitas no miniauditório do Teatro Guaíra, o projeto também oferece apresentações voltadas aos alunos da rede pública do Ensino Médio de Curitiba e Região Metropolitana. O espetáculo ainda fará parte da programação da 31ª edição do Festival de Teatro de Curitiba.

Ficha técnica – direção e dramaturgia de Marcio Juliano; orientação de dramaturgia de Marcio Abreu; luz e assistência de direção de Nadja Naira; direção de movimento e figurinos de Carmen Jorge; direção musical de Gilson Fukushima; textos de Manuella Prestes, Elton Louis e Noe Carvalho; músicas de Elton Louis, Noe Carvalho e Marcio Juliano.

Serviço:

Dias 23, 24 e 25 de março, às 20h, e 26 de março, às 19h

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório)

Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente uma hora e trinta minutos

Classificação: 16 anos

Especificação do espetáculo: Teatro

ENTRADA GRATUITA – Por ordem de chegada, sujeito à lotação.

GALERIA DE IMAGENS