Manoel Kobachuk: mestre dos bonecos deixa legado de 62 anos às artes cênicas 31/07/2023 - 15:17

Iniciamos essa semana com o pesar da notícia de falecimento do mestre dos bonecos Manoel Kobachuk. O grande artista nos deixou no último sábado (29), aos 79 anos. Só de dedicação profissional às artes cênicas foram 62 anos. Com sua sensibilidade e carisma construiu um legado artístico que durará para sempre.

Entusiasta e um dos fundadores do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, Kobachuk foi homenageado na 18ª edição do evento, em 2011, com uma exposição comemorativa dos seus 50 anos de carreira.

Nascido em União da Vitória, veio para Curitiba ainda adolescente, onde cursou teatro e trilhou uma linda jornada na arte do teatro de bonecos. Atuou como ator na Cia. Teatro de Adultos do SESI, dirigido por Eddy Franciosi. Em 1963 participou do curso de formação de atores, ministrado pelo ator Joel Barcelos e pelo cenógrafo e diretor Gianni Rato e do curso de teatro de bonecos, ministrado pela educadora Helena Barcelos no Teatro Guaíra.

Em 1964 ensaiava o espetáculo "Os Fuzis da Senhora Carrar!" de Bertolt Brecht, com assessoria do Teatro de Arena de São Paulo, e em conjunto a Gianfrancesco Guarnieri, Paulo José e Juca de Oliveira, quando estrearia como diretor. O projeto de montagem foi cancelado pelo golpe militar.

Apesar das pressões militares, ingressou no Teatro de Comédias do Paraná, do Teatro Guaíra. Participou da montagem de "A Megera Domada" de Shakespeare, com Nicete Bruno e Paulo Goulart, e direção de Cláudio Correia e Castro, com temporadas no Teatro Guaíra e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Arte dos bonecos

Nos anos subsequentes, Manoel enfrentou pressões políticas, mas a força do seu fazer artístico se manteve ascendente. Sediado no Rio de Janeiro, atuou por todo o Brasil e desenvolveu uma arte bonequeira singular. Criou espetáculos premiados, atuou para televisão através da linguagem do teatro de animação e participou ativamente das discussões e promoções de encontros para a política cultural na arte do boneco.

Uma obra significativa que, além das criações, inclui contribuições técnicas e metodológicas ao teatro de bonecos e uma gama de seguidores que iniciaram suas carreiras com ele e hoje atuam independentes com suas próprias criações.

O Centro Cultural Teatro Guaíra compartilha o luto pela perda do mestre Dr. Botica e se solidariza com os familiares. A arte de Manoel Kobachuk vive na memória da cultura do Paraná.