Mais de 10 mil aplaudiram “Romeu e Julieta” e agora Balé e Orquestra circulam pelo Estado 05/05/2023 - 15:13

A coreografia sincronizada de bailarinos e músicos emocionou mais de 10 mil pessoas em quatro noites de ingressos esgotados no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Mais que números, o sucesso da primeira temporada do espetáculo “Romeu e Julieta”, que uniu o Balé Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná, dois grandes corpos artísticos públicos do Estado, foi sentido na interação e no reconhecimento do público.

“Luz, maquiagem, figurino, orquestra, tudo perfeito. Não tenho palavras”, escreveu Sarah Elizama nas redes sociais. Professora de música, ela já assistiu a outros espetáculos com a orquestra e o balé juntos, mas conta que, estudando teatro e dança, conseguiu ter um olhar bem apurado que revelou ainda mais beleza. “Estava tudo atrelado à incrível qualidade dos bailarinos e músicos. Um verdadeiro espetáculo!”, disse.

“Maravilhosa”, “inesquecível”, “fantástica” foram outras definições dos seguidores das redes sociais do Centro Cultural Teatro Guaíra sobre as apresentações. “Fui duas vezes e iria mais, se pudesse, parece um sonho”, “eu ri e chorei na mesma intensidade”, “foi o primeiro balé que assisti e não vejo a hora de ver outros”, responderam outras seguidoras.

As emoções também impactaram quem esteve no palco e bastidores. “Tenho a sensação de andar nas nuvens”, definiu o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni. Coreógrafo convidado em 2008 para a primeira montagem do clássico pela companhia do Teatro Guaíra e responsável pela coreografia deste ano, ele chegou a hesitar em retomar o espetáculo no repertório. “Mas, no final, quando vi em cena aquele figurino maravilhoso, o cenário e a iluminação atualizados e a reação calorosa do público, me convenci".

“O Balé Guaíra tem conseguido algo muito importante, tanto em programas mais contemporâneos como mais tradicionais, que é atender sempre com excelência no horizonte”, comemora Bongiovanni.

Turnê pelo Estado – Neste mês de maio, balé e orquestra iniciam turnês pelo Estado, separadamente. “A circulação dos corpos artísticos do Teatro Guaíra está dentro de um plano de governo de democratização da cultura. Estamos concretizando o desejo de levar o Guaíra para todos, com os espetáculos didáticos e com os espetáculos abertos ao público. É uma grande satisfação”, destaca o diretor-presidente do Centro Cultural teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.

Embora não seja possível deslocar “Romeu e Julieta” do palco do Guaíra, pela complexidade e tamanho do cenário e figurino, o Balé Teatro Guaíra será protagonista de um grande movimento de democratização das artes no mês de maio.

O programa contemporâneo inclui “Piá”, de Alex Soares e “V.I.C.A.”, de Liliane de Grammont. As apresentações vão integrar a programação da 14ª Mostra Paranaense de Dança. A primeira cidade a receber a companhia será Ponta Grossa, nesta sexta-feira (05), com dois momentos: um ensaio didático para cerca de 300 crianças da rede pública de ensino e apresentação gratuita e aberta ao público em geral, no Cine Teatro Ópera. Nas duas haverá acessibilidade, com libras e audiodescrição.

No domingo (07) é a vez de Guarapuava receber o balé no Teatro Municipal. Na sequência vem Campo Mourão (12), Foz do Iguaçu (14), Toledo (19), Dois Vizinhos (21), Apucarana (26) e Arapongas (28). Todas as apresentações são gratuitas.

A Orquestra Sinfônica do Paraná estará em Campina Grande do Sul no dia 17, com repertório para crianças, e dia 18, com repertório que vai mesclar música orquestral, em uma viagem pelo tempo, e música popular brasileira.

Segunda temporada – Devido ao grande sucesso de público, balé e orquestra voltam ao palco do Guairão com “Romeu e Julieta” nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho. As vendas estão previstas para começar no dia 30 de maio, com anúncio pelas redes sociais e aqui na página.

GALERIA DE IMAGENS