Luz, cenário e figurino: os bastidores da construção de “O Quebra-Nozes” 20/12/2023 - 15:28

Chegou o dia da última apresentação de O Quebra-Nozes com todos os corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra: Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná. O público estimado ultrapassa 15 mil pessoas que presenciaram o resultado final do trabalho de mais de 200 profissionais, entre os artistas e a equipe técnica.

Para a produção dirigida por Luiz Fernando Bongiovanni, três nomes foram convidados para dar vida ao projeto que movimentou os bastidores da casa durante o ano: o cenógrafo Renato Theobaldo, o iluminador Wagner Corrêa e o figurinista Paulinho Maia. 

Cenário e iluminação criaram um elo marcante nesta produção. A obra marcou os 40 anos de profissão de Renato e sua primeira atuação no Teatro Guaíra. “A cenografia tem que ser muito cuidadosa, porque ela ocupa o espaço em torno e acolhe os bailarinos, mas eu gostaria que não fosse exatamente um cenário dissertativo. Então ela é um cenário que de certa maneira compõe junto com a luz com uma sutileza que tem que se aproximar um pouco dessa abstração”, descreve.

Já Wagner completa 20 anos de carreira estreando no Guairão. “Em O Quebra-Nozes, a luz ajuda na condução da história. A gente tem um cenário que é muito bom, inclusive de iluminar, porque tem uma translucidez, mas ao mesmo tempo depende muito de como você trabalha com os ângulos. Isso faz com que se altere muito a atmosfera de cada momento do espetáculo”, destaca.

Mais de 300 peças compõem o espetáculo, entre vestuário e adereços. Os desenhos de Paulinho Maia ilustram o programa do espetáculo nas mãos do público e, concretizados após três meses de costura, ganham o palco. “O Quebra-Nozes é uma joia. É incrível para um figurinista ter a oportunidade de fazer um trabalho assim”, descreve ele. 

Paulinho Maia esteve na criação do figurino para a segunda montagem de O Quebra-Nozes feita pela casa, nos anos 2000, clássica, sob a direção de Carla Reinecke. A primeira foi nos anos 80, com a coreografia de Carlos Trincheiras e a última apresentação desse espetáculo ao público havia sido há 10 anos, feita pela Escola de Dança Teatro Guaíra. 

Sobre o figurino desta terceira montagem da obra produzida pelo Teatro Guaíra, ele conta que houve muita reciclagem, mas com um olhar bem diferente. “A visão do Bongiovanni é a mais conceitual. Temos o primeiro ato em preto-e-branco, uma transição de cor e a transformação para o mundo mais feliz, colorido. E aí o figurino mostra isso”, conclui. 

O resultado foi atestado pelos aplausos empolgantes do público. 

PROMOÇÃO – Essa temporada é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tendo como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe, o patrocínio da Sanepar, Kuhn, MA Máquinas, All4Labels, Electra Energy, Arotubi e ALT, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná e Ministério da Cultura, Governo Federal: "Brasil, união e reconstrução".

Ficha técnica O QUEBRA-NOZES

Direção geral: Luiz Fernando Bongiovanni

Maestro titular e Diretor musical: Roberto Tibiriçá

Assistentes de Direção e ensaio: Soraya Felício e Patricia Otto

Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky

Contos originais: E.T.A. Hoffmann e Alexandre Dumas

Coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni em colaboração com os artistas do BTG

Ensaiadores: Eunice Oliveira, Camila Chorilli, Fernanda Milani, Gylian Dib, Larissa Pansera, Lucilene Almeida e Renata Bronze

Assistente de ensaio: Jurandi Silva

Cenografia: Renato Theobaldo

Assistente de cenografia: Manar Zind 

Coordenação: Beto Rolnik. 

Aderecistas: Jacqueline Nascimento e George Silveira. 

Cenotécnicos: Cassio Omae e Bruno Ramon. 

Serralheiros: José Gomes do Santos e Gilberto Mariano

Iluminação: Wagner Corrêa

Operação de audio e video: Daniel Mernisky dos Santos

Figurinos e adereços: Paulinho Maia

Direção técnica: Jackson de Oliveira

Costureiras: Rose Mathias, Doralice Perón, Aparecida Gomes, Cristiane Baltz e Hilda Cordeiro

Produção Balé Teatro Guaíra: Luiz Miguel Greca

Produção geral: Diego Bertazzo Cruz

GALERIA DE IMAGENS