Hélio Brandão grava álbum ao vivo no Guairinha 02/12/2022 - 10:40

O compositor e multi-instrumentista curitibano, Hélio Brandão, recebe André Mehmari, Neymar Dias e Sérgio Reze para gravação de álbum ao vivo no auditório Salvador de Ferrante – Guairinha, na quinta (8) e sexta-feira (9).

Choro, frevo, baião e toada são algumas das matizes rítmicas exploradas no concerto. O encontro inédito dos músicos marcará a gravação do álbum, o sexto da carreira de Hélio, e um registro audiovisual dirigido pelo cineasta Luciano Coelho.

A fusão de gêneros musicais brasileiros com a música de improviso é um dos pontos em comum entre Brandão e Mehmari, ambos com trânsito livre entre o jazz, a MPB e a música de concerto. “O projeto prima por uma lírica genuína brasileira e um resgate de matrizes culturais muito poderosas, ancestrais, que nos explicam e nos justificam” comenta Mehmari. Junto ao piano virtuoso de Mehmari e ao swing do sax soprano de Brandão, somam-se Dias no contrabaixo e Reze na bateria. Desta formação instrumental clássica, os artistas prometem duas noites de exaltação à música dos dias de hoje.

Aos 64 anos, Brandão se consagra como um dos mais importantes músicos de Curitiba. Seja pela atuação junto à Camerata Antiqua de Curitiba, fundada no quintal da residência da sua família no bairro das Mercês, na direção dos primeiros anos da Oficina de Música de Curitiba ou pelos trabalhos com seu sexteto, Hélio Brandão é nome presente na história da música da cidade. Em 2022, sua atuação foi celebrada em diversos festivais de jazz, como o Blues Jazz Festival (julho/2022) e o Antonina Blues Jazz Festival (junho/2022), além da participação como solista da Orquestra à Base de Sopro de Curitiba (concerto em homenagem a Airto Moreira e Flora Purim) e a retomada das noites de jazz no Wonka Bar, ponto de encontro de músicos nacionais e internacionais na Capital.

O ano próspero de Brandão finda com a esperada gravação ao lado de André Mehmari e a despedida da casa da família Brandão, icônico espaço onde nasceram muitos dos grupos e espetáculos de Curitiba. A casa, que abrigou a “Sala Brandão” desde 2013, recebeu grandes músicos como Ron Carter, Airto Moreira, Amilton Godoy e Raul de Souza, e serviu de cenário para diversos filmes e clipes musicais.

Realizado através da Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba, o projeto “Hélio Brandão convida André Mehmari” contempla também atividades pedagógicas junto à Escola de Música e Belas Artes (Unespar) e abre espaço ao trabalho artístico realizado no Instituto de Cegos de Curitiba pelo regente Luis Amorim. A programação completa das atividades pode ser conferida nas redes sociais do artista.

Serviço
Hélio Brandão convida André Mehmari Trio
8 e 9 de dezembro às 20h30 no Guairinha
Rua XV de novembro, s/n
Ingressos: R$ 15 no site Ticket Fácil