Guairinha recebe concerto de encerramento do Projeto Timbres da Latino América 17/11/2025 - 16:48
A Orquestra Sinfonia Brasil apresenta nesta quarta-feira, 26 de novembro, às 20h, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), o concerto de encerramento do "Projeto Timbres da América", iniciado em 2024. A entrada é gratuita.
Sob direção artística e regência do maestro Norton Morozowicz, o concerto contará com a participação do renomado flautista argentino Claudio Barile, solista master da Orquestra Filarmônica do Teatro Colón de Buenos Aires. O espetáculo, com duração prevista de três horas e classificação etária livre, integra a continuidade das ações iniciadas em 2024, quando a Sinfonia Brasil realizou um ciclo de concertos na Argentina, Uruguai e Chile, por meio do projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e que tem o Hospital Pequeno Príncipe como entidade beneficiada.
Ainda em novembro, acontecerá o Seminário Latino-Americano de Música de Concerto, que oferece atividades gratuitas, recitais de música de câmara, palestras, aulas e mesas de discussão. O evento é organizado pela Orquestra Sinfonia Brasil em parceria com a UFPR.
Criada sob a chancela da Associação Música & Cena Brasil (AMCB), a Sinfonia Brasil reúne músicos brasileiros de alta envergadura e vem construindo um histórico de apresentações bem-sucedidas pelo país. A orquestra também se destaca por suas tournées educativas em diversas regiões do Paraná, consolidando sua missão artística e pedagógica.
Sobre o solista convidado – Claudio Barile é um dos maiores nomes da flauta na atualidade. Nascido em Buenos Aires, construiu carreira destacada na América do Sul, Europa e Estados Unidos. Formou-se com mestres como Domingo Rulio (Argentina), Karlheinz Zöller (Alemanha), Nadine Asin e Sir James Galway (Estados Unidos). Foi bolsista da Academia Karajan, participou dos concertos de assinatura da Filarmônica de Berlim e, desde 1984, é flauta solista principal da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires. Sua trajetória inclui apresentações no Carnegie Hall, turnês com a Camerata Bariloche e distinções como três Prêmios Konex e o Prêmio Carlos Gardel de Melhor Álbum de Música Clássica. Em 2024, celebrou 50 anos de estreia no Teatro Colón interpretando o Concerto nº 1 para flauta de Lowell Liebermann.
Serviço:
Data: 26 de novembro (quarta-feira), às 20h
Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) | Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba (PR)
Tempo de duração do espetáculo: 3 horas
Classificação etária: Livre
Especificações do espetáculo: Concerto
Entrada gratuita: vagas limitadas, por ordem de chegada, conforme a capacidade do Guairinha, que acomoda até 490 pessoas










