“Guaíra para todos” fecha ciclo de 12 concertos levando arte e alegria para além do Teatro 11/08/2023 - 15:39

Nesta semana, o espetáculo musical saiu do Centro Cultural Teatro Guaíra e foi até Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Por meio do programa "Guaíra para todos", a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentou gratuitamente no Teatro da Praça, conduzida pelo maestro Alexandre Brasolim. Contato inédito para muitos da plateia, o concerto ensina e emociona.

“É muito gratificante poder levar a música principalmente a cidades que não têm orquestra. Eu me emociono ao fim do concerto com o agradecimento de pessoas, às vezes com mais de 60 anos de idade, que nunca tinham ouvido uma orquestra ao vivo. É isso que nos dá a certeza de continuar”, diz o maestro Brasolim.

União da Vitória, Toledo, Cascavel, Pinhais, Campina Grande do Sul e Colombo já haviam recebido a orquestra. O concerto ao público em Araucária foi o 12º e último deste ano pelo “Guaíra para todos”. O repertório passeou dos clássicos ao cinema e chegou até a música popular brasileira em duas apresentações, uma para as crianças e outra para o público geral.

A programação de concertos da Orquestra continua no Teatro Guaíra até dezembro, incluindo músicos e maestros convidados, apresentações com o Balé Teatro Guaíra e os demais corpos artísticos. A programação completa dos concertos fica disponível na página do teatro.

MÚSICA PARA AS CRIANÇAS
Em Araucária, na quarta-feira (09), o concerto didático contou com muita animação dos alunos de 5 a 7 anos, das escolas municipais convidadas, a CMEI Costeira, e a Escola Municipal Sebastião Tavares da Silva. O repertório foi conduzido pelos temas da infância e cinema: E. T. O Extraterrestre; Harry Potter, Marcha Imperial de Star Wars e Medley Super Heróis. 

“Trazemos um repertório mais acessível, com músicas mais curtas, trilhas de desenhos animados, filmes e games. É muito legal ver a carinha das crianças ao ouvir a trilha de um jogo que conhecem sendo tocada pela orquestra”, afirma o maestro. 

Para a violinista Juliane Weingartner, há 23 anos na Orquestra, os concertos didáticos são uma oportunidade de expandir a cultura para uma faixa etária ávida por novos conhecimentos. “Com as explicações do maestro, sobre as famílias dos instrumentos, das cordas por exemplo, fica mais fácil de compreender a música e as crianças podem apreciar o concerto”, destaca. 

Maria Lucimara dos Santos, do Departamento de Articulação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Araucária, conta que os 150 alunos das duas escolas convidadas foram motivados a entender mais sobre os instrumentos musicais. “Uma das professoras trabalhou o alfabeto com as crianças e estavam perguntando se tinha a harpa, porque começava com H”.

“Foi a primeira experiência das crianças do infantil no teatro”, destaca a professora do CMEI Costeira, Roseli dos Santos. “Ficaram muito curiosas com os instrumentos, queriam saber os nomes de todos, e encantadas com as músicas”.

“Os olhinhos brilharam durante todo o espetáculo e depois, em sala, as muitas perguntas que tinham deixaram claro que foi um momento único, de muita aprendizagem e emoção”, reforça a professora Daniele Schenigoski. 

Diretora da Escola Sebastião Tavares da Silva, Ozenides dos Santos cita algumas expressões dos pequenos do primeiro e segundos anos após o concerto: “Um deles disse que sentiu os instrumentos no corpo, outra que gostaria de tocar instrumentos; e muitos disseram que querem ir de novo”.

UMA VIAGEM PELA MÚSICA
Na quinta-feira (10), fez-se uma viagem pela música orquestral através do tempo, a partir da música concerto, com a Sinfonia nº 5 (Primeiro movimento), de Ludwig van Beethoven; seguindo pela música na dança, com Dança Húngara nº 5, de Johannes Brahms; a música para a ópera, com Abertura Guilherme Tell, de Gioachino Rossini; a influência do Jazz, com O Relógio Sincopado, de Leroy Anderson; passando pelo cinema e pela televisão, com O Poderoso Chefão, Game of Thrones, Walking Dead e Romantic Flight; chegando até a música brasileira e a popular: Villa-Lobos – O Trenzinho do Caipira; Francis Hime – Passaredo, Pixinguinha e João de Barro – Carinhoso, e Ary Barroso – Aquarela do Brasil.

Evanilde Mazur Sechta, diretora da Escola Municipal Archelau de Almeida Torres assistiu ao concerto didático para o público geral. “A sinfonia vai direto ao coração, é uma terapia para ouvidos e alma”, define. Ela acrescenta que na escola onde trabalha acontece o Projeto Cordas do Iguaçu, que recebeu recursos via Lei de Incentivos Fiscais do (BRDE) Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. “Nossos estudantes estão tendo a oportunidade de aprender a tocar instrumentos, é maravilhoso”.

“Eu e minha mãe estamos assistindo uma orquestra ao vivo pela primeira vez.  Fiz questão de levá-la porque sei que ela não teria acesso, não fosse por apresentações como essa. Notei que tem pessoas de todas as idades, espero que essa parceria continue e que mais pessoas possam participar”, destaca Cristiani Moreira, que amou a experiência. 

“O som é imponente e ao mesmo tempo suave e delicado. São instrumentos que não são do nosso cotidiano. Então é impossível não ficar admirando os músicos, observando o posicionamento das mãos e do corpo, conforme vai mudando a melodia. O maestro deu uma verdadeira aula contando a história da música entre uma apresentação e outra”, acrescenta Moreira.

Elineia Souza levou o filho de 9 anos, com transtorno do espectro autista, e a expectativa pelas músicas de filmes era enorme. “Meu filho sempre assiste vídeos de orquestra, amou, dava para ver o brilho de felicidade nos olhos dele. Simplesmente perfeito. Sempre que tiver a oportunidade de prestigiar, estaremos presentes”, afirma.

TEATRO DA PRAÇA
Localizado na Praça do Seminário, no Centro de Araucária, o prédio do teatro chama a atenção por ser todo em madeira, com área de quase 500 metros quadrados e capacidade para 200 pessoas. O Teatro da Praça fica na Rua São Vicente de Paulo, nº 1091, Centro.

GALERIA DE IMAGENS