Guaíra para Todos leva música a mais de mil pessoas em Rio Branco do Sul 17/05/2024 - 15:39

A Orquestra Sinfônica do Paraná levou a Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba, duas apresentações gratuitas nesta semana. Ao todo 1.020 pessoas prestigiaram os concertos, entre as crianças da rede municipal, estudantes de escolas estaduais, incluindo o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a população geral.

As apresentações fazem parte da iniciativa “Guaíra para Todos”, um programa que vai até as escolas, às praças e aos teatros de outros municípios, ampliando o público do Teatro Guaíra.

Para Robson Maestrelli, Secretário da Cultura de Rio Branco do Sul, o projeto itinerante contribui muito com a  difusão cultural. “Trabalhar a formação de plateia em municípios pequenos é sempre um grande desafio pela falta de equipamentos culturais até as questões de orçamento. Essa parceria entre Estado, que oferece o projeto e a gestão municipal é de uma potência transformadora incrível."

Maestrelli também destaca a inclusão no repertório em busca de formação de público. "O repertório foi incrível, estrategicamente escolhido muito bem. Trazer as músicas do universo infantil, como Harry Potter e Minions aproxima a criança da música clássica de uma maneira natural e quebra também essa barreira do senso comum de associar música clássica a uma classe social específica."

Muita emoção e novos encontros ficarão na memória dos músicos e de quem assistiu. Conheça as histórias das crianças clicando aqui.

O repertório dos concertos realizados na ASEM - Associação dos Servidores Municipais foi do clássico, como Mozart, ao contemporâneo, como o tema de Harry Potter e o brasileiríssimo “Tico-tico no Fubá”.

A próxima será em Campina Grande do Sul, nos dias 12 e 13 de junho, no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi.