G2 celebra 25 anos com o espetáculo inédito "Gregor - uma odisseia patética" 15/04/2025 - 11:21

O G2 Cia de Dança do Teatro Guaíra se prepara para o espetáculo inédito “Gregor – uma odisseia patética”, coroando seus 25 anos de trajetória com uma criação ousada, irreverente e profundamente humana. Sob direção de Andrei Moscheto, o espetáculo promete surpreender o público ao misturar dança, teatro e humor em uma jornada nada convencional sobre o sentido da vida. A estreia do novo espetáculo está prevista para dia 31 de maio e ficara em cartaz até o dia 8 de junho no Teatro José Maria Santos, o Teatro da Classe.
Segundo Moscheto, este trabalho teve início em novembro de 2024 e já está em processo intenso de ensaios. O espetáculo se inspira em diversas fontes de movimento e comicidade: o cartunista Quino (Argentina) com sua filosofia crítica, o trio Tricicle da Espanha, menções a obras de Kafka, Cantando na Chuva, Jerry Lewis e outros expoentes artísticos. O resultado é uma narrativa que, com leveza cômica, nos conta a história profunda de um sujeito que está passando por esta vida sem aproveitá-la.
Tudo isso só é possível graças a expressividade e competência dos artistas que compõem o G2. “Estamos desenvolvendo uma obra que aproveita ao máximo a criatividade do G2. Foi importante desenvolver a parte teatral primeiro, para que os bailarinos da companhia pudessem dançar como personagens”, explica Moscheto, , que há 25 anos está a frente do grupo Antropofocus. Toda dramaturgia, consolidada nos primeiros meses de 2025, foi construída em conjunto com os integrantes do G2. “Tivemos bastante cuidado para que esta parte estivesse bem sólida. Agora estamos incluindo cada vez mais os elementos de dança. Isso tem feito o espetáculo crescer muito”, destaca.
A trilha sonora e a sonoplastia serão assinadas por Enzo Veiga, completando a experiência sensorial do espetáculo. A equipe técnica traz ainda nomes como Cris Roza (figurinos), Fer Bueno (adereços) e Gabrielle Windmüller (cenário), todos somando suas criações à proposta estética deste trabalho. Segundo Moscheto, a chegada dessa equipe tem sido essencial para o desenvolvimento do projeto: “Esses colaboradores estão nos ajudando a refinar ainda mais o que queremos trazer ao público. E a companhia G2, neste momento do processo, consegue colaborar ativamente, afinal, eles conhecem muito bem a história do espetáculo e são conscientes da demanda de movimentos tanto de seus personagens como do todo em si. A dança é cada vez mais presente na dramaturgia o que é ótimo! Fez com que o espetáculo pudesse crescer ainda mais”,concluiu o diretor.
Trajetória pioneira no Brasil - Criado em dezembro de 1999, o G2 Cia de Dança nasceu no Centro Cultural Teatro Guaíra a partir do desejo de dar continuidade à carreira dos bailarinos do Balé Teatro Guaíra, valorizando a maturidade artística conquistada ao longo dos anos. Inspirado em uma companhia pública holandesa formada por bailarinos master, o projeto surgiu com o propósito de explorar novos rumos e estéticas na linguagem da dança contemporânea. A estreia do G2 aconteceu em julho de 2000, com os espetáculos Instável Sonata, de Adriana Grechi, e Pare, pense, faça alguma coisa!, de Tuca Pinheiro. Atualmente, o G2 é a única companhia pública de bailarinos master em atividade na América Latina, reafirmando seu papel de referência e inovação na dança contemporânea.