"Festival Novos Olhares" apresenta cenas breves de artistas do Paraná no Teatro José Maria Santos 24/09/2025 - 13:22

De 3 a 12 de outubro, o Teatro José Maria Santos será palco da primeira edição do Festival Novos Olhares, que vai reunir 20 artistas do teatro e da dança de diferentes cidades do Paraná. Com apresentações de cenas breves, monólogos inéditos e não inéditos com duração entre 15 e 25 minutos, a proposta é dar holofotes para artistas iniciantes das artes cênicas do estado. “A ideia do Festival é trazer artistas que são profissionais e aqueles que estão em início de carreira, com cenas potentes, mas que ainda não encontraram uma oportunidade na cena teatral paranaense”, afirma Eduardo Ramos, diretor e idealizador do projeto.
Com mais de 150 inscrições recebidas de todas as regiões do Paraná, a curadoria - composta por Eduardo Ramos, também diretor do AP da 13, Mayra Fernandes, da Cardume Cultural, e o ator Luis Melo - selecionou 20 propostas que priorizam a diversidade racial, de gênero, territorial e artística. A distribuição das vagas foi pensada para refletir essa pluralidade: 5 artistas negros/negras, 5 LGBTQIAPN+, 5 residentes das periferias de Curitiba e 5 de outras cidades do estado. “Tivemos como premissa selecionar artistas e coletivos profissionais que ainda estão buscando seu espaço. Nada melhor do que começar por uma cena curta, que pode futuramente ser desenvolvida em um monólogo completo”, complementa Ramos.
A abertura oficial do Festival Novos Olhares acontece no dia 3 de outubro, com apresentação de uma cena breve da atriz Rosana Stavis, que vai participar da roda de conversa com o público, junto artistas convidados Sueli Araújo, Nautilio Portela, e como cerimonialista Carlos Alencastro, o não ator que fez parte do elenco do mais recente espetáculo da Cia: Multidão. As apresentações dos selecionados acontecem nos dias 4, 5, 10, 11 e 12 de outubro, com quatro cenas por noite.
Além da programação artística, o projeto Novos Olhares oferece ainda atividades formativas gratuitas, incluindo oficinas de dança, escrita criativa e produção cultural, abertas ao público em geral. “A proposta pedagógica do festival busca fortalecer a formação de novos artistas e criar conexões entre diferentes regiões do estado. Não é só sobre mostrar uma cena, é também sobre provocar encontros, trocas e crescimento coletivo”, explica Mayra Fernandes, curadora e coordenadora do Festival. “Priorizamos a pluralidade de raça, gênero e território. Queremos que o Novos Olhares seja uma porta de entrada real para quem está emergindo no cenário das artes cênicas no Paraná”, completa.
Para garantir o acesso de todos os públicos, o festival conta com tradução em Libras em todas as apresentações e, em dois dias da programação — 4 e 11 de outubro —, também haverá audiodescrição, atendendo às necessidades da comunidade cega de Curitiba. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência diretamente na bilheteria do teatro. A programação completa, com detalhes sobre artistas, oficinas e atividades paralelas, será divulgada no perfil oficial da produtora no Instagram: @apedatreze.
Serviço
"Festival Novos Olhares"
Apresentações: 03 a 05 de outubro e de 10 a 12 de outubro (sextas a domingos)
Sextas-feiras e sábados, às 20h
Domingos, às 18h
Local: Teatro José Maria Santos | R. Treze de Maio, 655, São Francisco, Curitiba-PR
Tempo de duração do espetáculo: 2 horas
Classificação: 18 anos
Especificações do espetáculo: Teatro
Entrada gratuita: retirada de ingressos 1h antes no local
Informação:
Acessibilidade: Tradução em Libras em todas as apresentações, audiodescrição nos dias 4 e 11 de outubro.
Informações e programação completa: @apedatreze
Ficha Técnica:
Curadoria: Eduardo Ramos, Luis Melo e Mayra Fernandes | Direção de Produção: Eduardo Ramos Idealização | Eduardo Ramos Produção executiva e Coordenação de Projeto: Mayra Fernandes | Assessoria de Imprensa: Bruna Bazzo | Mídia social e gestão de tráfego: Juliana Villas Boas | Design Gráfico: Fabrício de Moraes e Guto Stresser | Equipe de Produção: Jade Giaxa, Karu Mochinsky, Carmen Felipa Leme, Elber Tavares | Atividades formativas: Amanda Leal, Flávia Massali, Mayra Fernandes | Convidados especiais: Rosana Stavis, Sueli Araújo, Nautilio Portela e Carlos Alencastro | Acessibilidade: Fluindo Libras | Apoio: Centro Cultural Teatro Guaíra e Blip | Realização: Sopro Produções, AP da 13 e Cardume Cultural
O projeto é realizado pela Sopro Produções, AP da 13 e Cardume Cultural, com apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra, e foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura - Governo Federal.