Estreia neste fim de semana “ALGO/RITMO” , o novo espetáculo da Escola de Dança Teatro Guaíra 01/07/2025 - 12:24

Estreia neste fim de semana o novo espetáculo da Escola de Dança Teatro Guaíra, “ALGO/RITMO” . As apresentações acontecem nos dias 4 e 5 de julho (sexta e sábado), às 20h, e no dia 6 de julho (domingo), às 18h, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Os ingressos estão disponíveis no site diskingressos e na bilheteria.
ALGO/RITMO é um experimento cênico que explora os limites entre o corpo e os sistemas digitais. A partir do movimento, o espetáculo traz uma indagação provocadora ao público: quem somos na era dos sistemas automatizados? O que ainda pulsa fora dos padrões? E onde habita o que nos torna verdadeiramente humanos?
“A proposta do espetáculo é mostrar, por meio do balé clássico e da dança e contemporânea, que a inteligência artificial jamais poderá superar a capacidade humana de transmitir emoções, desenvolver afeto, sonhar, criar. É um trabalho que nasce em sala de aula, no cotidiano dos ensaios, e que ganha forma com a participação ativa dos alunos na criação”, destaca Larissa Pansera, coordenadora da EDTG.
A direção geral do espetáculo é de Larissa Pansera, coordenação da edtg e a coreografia é assinada por Rodrigo Leopolldo, solista do Balé Teatro Guaíra. A trilha sonora original é assinada por Gilson Fukushima, a montagem conta com figurinos de Luan Valloto, cenografia de Pablo Colbert, projeções visuais de Alan Raffo e iluminação de Marcos Rocha. “ O foco principal mesmo do espetáculo é a parte coreográfica e a trilha que foi criada especificamente para esse espetáculo. Foi um desafio tanto para o Leopoldo, que é bailarino do Balé Teatro Guaíra quanto para os alunos. O espetáculo transita entre o balé clássico, a dança contemporânea e essa linguagem que Leopoldo trouxe, tudo isso está linkado muito bem com a trilha que o Gilson fez. Então eu acho que é um espetáculo bem potente.” comenta a coordenadora da EDTG.
Segundo Pansera, parte dos estudantes que participam da montagem estão estreando no palco. “É muito bom a escola ter essas pautas ao longo do ano porque proporciona experiências artísticas concretas. A construção do espetáculo é também pedagógica, que desenvolve o olhar, a escuta, a leveza nos movimentos e a expressão artística.”
A montagem marca também mais uma edição da Atividade Artística Pedagógica da EDTG, reunindo estudantes em formação em uma experiência que transita entre a sala de aula e o palco.Criada em 1956, a Escola de Dança é mantida pelo Governo do Paraná e pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, e atualmente é uma das poucas instituições públicas do país com formação gratuita em dança. “É um berço da formação artística de excelência no Paraná. Seu novo espetáculo traduz perfeitamente o espírito inquieto e inventivo que marca a trajetória da escola”, afirma o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.
Para o diretor artístico do Teatro Guaíra, Áldice Lopes, a vivência de palco é fundamental na formação de novos talentos. “Quando oferecemos aos alunos a chance de experimentar todo o processo de criação de um espetáculo — da coreografia ao figurino, da trilha à luz — estamos oferecendo uma formação completa, conectada com a realidade profissional. E, ao mesmo tempo, estamos levando ao público uma obra autoral, sensível e necessária.”
Sobre a EDTG - Completando 69 anos de história em 2025, a Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra e oferece um curso com sete anos de duração, do nível preparatório ao aperfeiçoamento, com aulas de balé clássico e dança contemporânea. Atualmente, são 100 alunos em formação. O ingresso na Escola ocorre por meio de processo seletivo - o próximo está previsto para fevereiro de 2026. As inscrições são realizadas na secretaria da EDTG.
Serviço:
Espetáculo “ALGO/RITMO” – Escola de Dança Teatro Guaíra
Datas: 4 e 5 de julho, às 20h | 6 de julho, às 18h
Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha
Ingressos: à venda no site DiskIngressos e na bilheteria do Teatro
Classificação: livre
Duração: 50 minutos