Espetáculo de dança contemporânea “Hecatombe” estreia no Teatro José Maria Santos 16/04/2025 - 15:33

Estreia na próxima quinta (24), às 20h, no Teatro José Maria Santos, o espetáculo de dança contemporânea “Hecatombe”. A obra é fruto de uma criação colaborativa entre artistas, pesquisadores e docentes do cenário da dança contemporânea em Curitiba. Esta é a primeira montagem assinada pelo Grupo Veto, coletivo curitibano que traz em sua composição de elenco profissionais formados pelo curso de bacharelado e licenciatura em dança da Unespar (Universidade Estadual do Paraná). A entrada é gratuita, por ordem de chegada. Como forma simbólica de ingresso, o grupo incentiva o público a doar produtos de higiene pessoal, que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Com direção artística de Elber Tavares, co-direção de Deborah Grossmann e direção de movimento de Marina Cervo, “Hecatombe” propõe uma reflexão poética e crítica sobre o presente, utilizando o movimento como eixo principal de construção de diálogos imagéticos com o público. 

Segundo os intérpretes-criadores, a obra se configura como um contrassenso pactuado com as imagens do tempo atual, explorando estados de corpo e imagem que ganham vida no palco como forma de refletir a realidade contemporânea. A proposta busca criar uma atmosfera sensível e provocadora, que instigue o espectador a questionar as realidades que o atravessam cotidianamente. 

O processo de concepção do espetáculo teve início no final de 2021, período marcado pelos desdobramentos da pandemia de Covid-19, tensões no cenário político nacional e pela proximidade dos 60 anos do golpe militar de 1964. Em nota, o diretor e coreógrafo Elber Tavares destacou que as inquietações acerca da condição do artista nesse contexto histórico foram fundamentais para o início da criação: “As reflexões sobre ser artista nesse tempo eram constantes. Sentimos a necessidade de transformar essas inquietações em movimento, em dança, em arte”.

SERVIÇO

Apresentações: 24 a 27 de abril de 2025
24, 25 e 26 de abril (quinta, sexta e sábado), às 20h
27 de abril (domingo), às 19h 

Local: Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655, Centro. Curitiba/PR)

Tempo de duração do espetáculo: de 40 minutos a 1 hora

Classificação: 12 anos

Especificações do espetáculo: Dança

Entrada gratuita, por ordem de chegada

GALERIA DE IMAGENS