Espetáculo “A Terceira Margem” tem apresentação única no Teatro Zé Maria 30/11/2022 - 09:58

Artistas paranaenses, de diferentes áreas de atuação, juntaram-se na direção de um espetáculo de música, teatro e literatura, com estreia na quinta-feira (1), às 20h, no Teatro Zé Maria, em Curitiba. Inspirado na Semana de Arte de 22, que neste ano completa 100 anos, e em obras de autores e compositores brasileiros, ‘A Terceira Margem’ tem direção geral da atriz e coreógrafa, Cleide Piasecki, e direção musical do tenor, maestro e professor, Ivan Moraes.

No elenco, além de Cleide e Ivan, estão também: Leonardo Goulart, Ben Hur Cionek e João Albuquerque. Figurinos, maquiagem e caracterização são de Marcelino de Miranda e a produção e programação visual de Celso Arimateia.

O primeiro dos textos selecionados para o espetáculo, dentre os mais de 50 estudados, foi o conto de João Guimarães Rosa ‘A Terceira Margem do Rio’, publicado no livro ‘Primeiras Estórias’, uma obra-prima da literatura brasileira.

“Todo o projeto foi pensado desde a sua concepção para oferecer ao público uma experiência artística que mostrasse que a arte é parte integrante de nossa vida e de nossa cultura em sociedade. Entendê-la e experimentá-la não é um privilégio apenas de artistas, mas um direito de todo ser humano”, diz a diretora-geral do espetáculo, Cleide Piasecki.

A ideia nasceu durante os meses de isolamento na pandemia, um período de estudo, pesquisa e reflexão sobre a arte e suas origens. “A arte é muito antiga e não nasceu dentro dos livros, dos museus ou dos teatros, surgiu de uma necessidade dos nossos ancestrais de expressar a sua subjetividade e sua espiritualidade”, comenta a diretora.

100 Anos da Semana de Arte Moderna

Os profissionais paranaenses também aproveitaram o centenário da marcante realização da ‘Semana de Arte Moderna de 1922’ para homenagear os artistas daquele período que se juntaram para propor este movimento e finalmente se apropriaram da cultura brasileira que, naquela época, ainda estava muito atrelada aos moldes europeus.

Em ‘A Terceira Margem’ a intenção é ressaltar a importância da arte e da nossa cultura como elementos formadores do ser humano e afirmar através da música e dos textos de grandes autores e compositores, populares e eruditos, que a cultura não é apenas um aspecto da vida, mas o universo no qual estamos inseridos. “A cultura é a mãe da arte, é nossa ancestralidade, nossa identidade nacional, é o que nos faz sonhar e nos aponta para futuros possíveis”, ressalta Cleide.

‘A Terceira Margem’ tem o patrocínio e incentivo da iniciativa privada. Gráfica Rádial, Graf Digital e Galeria Simões de Assis (patrocinadores). No apoio TMK Eventos Sustentáveis, ZIGG Comunicação Corporativa e Rodrigo Ziolkowski (RZ Luz Iluminação).

 

Serviço

A terceira Margem
Data: 1 de dezembro às 20h – Teatro Zé Maria em Curitiba
Ingressos: R$ 40 (inteira) e meia entrada para classe artística e estudantes
Exclusivo pelo endereço: https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-a-terceira-margem-direcao-de-cleide-piasecki.aspx
Classificação: 16 anos