Espetáculo 'Deriva' celebra os 18 anos da Súbita Companhia 18/02/2025 - 14:30

Deriva, novo espetáculo da Súbita Companhia, estreia na próxima quinta-feira, dia 20 de fevereiro, no Teatro Zé Maria. A temporada segue até 2 de março — de terça a sexta, 20h, sábados com sessões duplas, às 17h e 20h e domingos, às 17h. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do teatro 1 hora antes das sessões. A peça abre as comemorações de 18 anos de trajetória da Súbita Companhia.

Com dramaturgia de Maíra Lour e Pablito Kucarz, Deriva se monta entre as relações do corpo, da palavra e das imagens atravessadas pela fúria da cidade com sua brutalidade, beleza, intensidade, contradições e disputas de narrativas. A direção é de Maíra Lour, no elenco estão Dafne Viola, Flávia Imirene, Nathan Gabriel, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano.

Deriva nos convida a percorrer um trajeto no centro histórico de uma cidade. Dentro da paisagem, tomamos o tempo para observar, perceber os detalhes e reconhecer as narrativas que se sobrepõem. Somos atravessados pela cidade enquanto caminhamos sobre o asfalto que cobre os rios que passam debaixo dos nossos pés. Nas encruzilhadas, o encontro entre sankofas e azulejos portugueses, lixo e árvores centenárias, coisas e gentes. Refletidos na vitrine das lojas nos percebemos inseridos nesse lugar que nunca para. Uma tempestade se anuncia.

A criação da peça é resultado de estudos do grupo sobre a relação entre o corpo e a cidade. O corpo como território de experiências e sua relação com a paisagem, o espaço, o que está em volta. A partir da afirmação do geógrafo Milton Santos: "O centro do mundo está em todo lugar, o mundo é o que se vê de onde se está", a Súbita Companhia iniciou leituras, derivas e vivências no espaço urbano. Para esta cartografia coletiva de afetos o grupo convidou Carla Kinzo, Sol Faganello e Ivan Haidar para residências imersivas com elenco e direção para colaborar com o pensamento e a prática sobre o corpo, a palavra e as tecnologias buscando traduzir a própria cidade sobre os corpos dos artistas em cena.

A cidade é uma experiência múltipla, plural, híbrida, adaptável e mutável. Experimentar o desafio do passo lento em contraponto a velocidade e a pressa contemporânea, para assim suspender o espaço-tempo na tentativa de ousar, de ir contra a norma e assim tentar desvendar o enigma, de não ser devorado pelo estabelecido. Mover os centros do mundo para a experiência da percepção do corpo considerando que o espaço é uma relação fundada na ação. O corpo se espacializa e se historiciza em relação com as coisas e os outros. A cidade vive por meio dos corpos dos sujeitos e de suas individualidades.

A pesquisa de linguagem cênica da Súbita Companhia considera o corpo como lugar de atravessamento de questões poéticas, políticas e estéticas. É a partir do corpo que o grupo entende a criação em dramaturgia e encenação contemporâneas e assim traça interesses e desejos artísticos.

A dramaturgia do espetáculo será publicada pela la lettre e estará à venda durante toda a temporada.

O projeto de criação da dramaturgia do espetáculo foi realizado através do Edital PNAB Fomento (Aldir Blanc II) da Fundação Cultural de Curitiba e o projeto de montagem através do Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas, no qual a companhia foi contemplada no biênio 2024-2025.

SOBRE A SÚBITA COMPANHIA

A Súbita Companhia de Teatro é um coletivo de artistas com sede em Curitiba/PR, que cria espetáculos, produtos audiovisuais, publicações e ações formativas desde 2007. A companhia desenvolve uma pesquisa continuada em encenação e dramaturgia contemporâneas com foco nos estudos do corpo e do movimento, sempre com interesse em estabelecer um lugar de criação e experimentação com outros artistas e companhias nacionais e internacionais para seguir atualizando desejos e modos de fazer teatro.

A trajetória do grupo conta com 18 peças, 3 cenas curtas, 8 curta metragens, 11 publicações em dramaturgia, além de eventos de formação artística e inúmeros workshops, residências, temporadas, circulações e participações em eventos culturais e festivais.

Em 2025 a súbita completa 18 anos de atuação no cenário cultural e se destaca pela continuidade e qualidade do trabalho artístico em produções e ações de formação e fomento às artes cênicas. No biênio 2024-2025, as ações da companhia contam com o apoio da Funarte, através do Programa de Apoio a Ações Continuadas - Grupos e Coletivos.
www.subitacompanhia.com.br
@subitacompanhia

SERVIÇO

DERIVA, da Súbita Companhia
De 20 de fevereiro a 02 de março
Terças, quartas, quintas e sextas, às 20h; sábados, às 17h e às 20h; domingos, às 17h.
Local: Teatro Zé Maria (Rua Treze de Maio, 655, Curitiba/PR)
Entrada gratuita (ingressos distribuídos uma hora antes das apresentações) Classificação indicativa: 14 anos *Apresentações com LIBRAS: 21 e 28/02 (sextas-feiras), às 20h *Apresentação com Audiodescrição: 01/03 (sábado), às 17h

FICHA TÉCNICA

Direção artística: MAÍRA LOUR
Dramaturgia: PABLITO KUCARZ e MAÍRA LOUR
Direção de Movimento: JULIANA ADUR
Elenco: DAFNE VIOLA, FLÁVIA IMIRENE, NATHAN GABRIEL, PABLITO KUCARZ e PATRICIA CIPRIANO
Direção de Produção: GILMAR KAMINSKI
Produção Executiva: DÂNATHA SIQUEIRA
Assistência de Direção e Contrarregragem: ANNA WANTUCH
Orientação Dramatúrgica: CARLA KINZO
Interlocução Artística: IVAN HAIDAR, GIOVANA SOAR e SOL FAGANELLO
Trilha Sonora Original e Operação de Som: ÁLVARO ANTONIO
Iluminação: LUCRI REGGIANI
Operação de Luz: LUCRI REGGIANI e SEMY MONASTIER
Cenografia: GABRIELLE WINDMÜLLER
Figurino: ISBELLA BRASILEIRO
Colaboração em Voz: JULIA KLÜBER
Audiodescrição: ELASAD (Roteiro JOSELBA FONSECA e HELENA DE JORGE PORTELA / Consultoria SUZANA PORTAL e LUCAS ANTÔNIO FERREIRA / Narração JOSELBA FONSECA)
Interpretação Libras: NATHAN SALES e JÉSSICA NASCIMENTO
Assessoria de Imprensa: FERNANDO DE PROENÇA
Estratégia Digital e Vídeo Creator: GABRIELA BERBERT
Registro Audiovisual: BRUNA PENA e LÍDIA UETA
Registro Fotográfico: CAROL CASTANHO, MATEUS TROPO e VITOR DIAS
Realização: SÚBITA COMPANHIA DE TEATRO e FLUTUA PRODUÇÕES

GALERIA DE IMAGENS