Escola de Dança presenteia mães com espetáculo só para elas 14/05/2023 - 00:10

Sabe aquele ‘orgulho de mãe’? Foi um sentimento que cresceu entre as mães dos alunos e alunas da Escola de Dança Teatro Guaíra nesta semana. As mamães foram presenteadas com apresentações exclusivas dos filhos e filhas em agradecimento pelo cuidado e participação delas na rotina, superações e alegrias rumo ao sonho de serem bailarinos e bailarinas. O evento ocorreu no auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório).

Silvana Ferreira Bittencourt Born é mãe da Mariana, 10 anos, “a menorzinha da turma do F2”, ela se refere com orgulho. A decisão foi da pequena, mas a rotina envolve o apoio da família toda. “Quando ela veio fazer o teste, perguntou se a gente ia conseguir trazer todos os dias. Foi uma mudança de vida pra ela e na nossa rotina”, conta.

“Tem de dar o suporte, mas é uma alegria. Dá muito orgulho de ver a desenvoltura dela e saber que ter horário e se virar sozinha da porta para dentro é uma disciplina para a vida”, avalia a mãe da Mariana.

“A única palavra que tenho para definir é gratidão”. Mãe da Helena, de 13 anos, Luciana de Godoy destaca a beleza da dança no palco e, principalmente, no desenvolvimento da filha. “O balé é um modo de vida que reflete em tudo, como boa aluna na escola, na disciplina e na postura. Eu nem esperava, mas o amadurecimento foi enorme e eu devo isso à escola.”

Ela não esconde que ser bailarina foi um sonho de infância. Agora se orgulha de ver a filha se realizando na dança. “Era sonho dela vir para a escola do Teatro Guaíra, pela referência nacional da companhia do Balé Teatro Guaíra, pelo alto nível técnico e cultural”, frisa a mãe.

Lucimara Mesadri, mãe Anna Alycia, 14 anos, compartilha o mesmo sonho, agora com a filha, e se emociona. “Eu vou começar a chorar… Aqui é um lugar muito especial, com legado bonito. Ver hoje o amor e a dedicação dela me faz emocionar cada dia que venho aqui.”

Aulas gratuitas – “Vejo o Guaíra como uma jornada para a vida toda”. Uma jornada que até poderia ter começado antes na Escola de Dança. “Eu achava que o Guaíra tinha uma mensalidade caríssima. Um dia estava numa loja, comprando meia para ela fazer apresentação de balé, e soube que era de graça. Como assim é gratuito? Fiquei muito agradecida aquele dia e muito feliz quando ela passou na seleção”, relembra a mãe da Anna Alycia.

A inscrição e os cursos são gratuitos. O ingresso na Escola de Dança Teatro Guaíra sempre acontece mediante processo seletivo público. Há dois cursos: Curso Livre Juvenil, para os candidatos sem experiência prévia (não ofertado em 2023), e Curso Livre de Formação do Bailarino, no qual a criança ou jovem é selecionada de acordo com seu nível técnico.

O Curso Livre de Formação do Bailarino tem duração de seis anos e crianças e jovens a partir de 9 anos podem participar. É exigido que o candidato tenha experiência prévia com balé de acordo com o nível desejado. Após concluir o curso, o aluno estará apto a realizar a prova do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado do Paraná e obter o registro profissional (DRT).

Escola – A Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra, criada em abril de 1956. E hoje conta com um grupo de 110 alunos. Seu objetivo era formar bailarinos de qualidade para, mais tarde, suprir a futura Companhia de Dança do Teatro, hoje Balé Teatro Guaíra. Atualmente, é uma das únicas escolas de dança de caráter público do país, sendo mantida pelo Governo do Estado do Paraná.

A Escola de Dança do Teatro Guaíra, durante esse ano, apresenta-se nas escolas da rede estadual, pelo projeto “Guaíra para todos”, e também para o grande público. E neste mês tem espetáculo!

‘Tum Tá’ – Levando a mensagem: “acalme o seu coração”, o espetáculo acontece em duas apresentações: 31 de maio e 01 de junho. As mães e pais têm preferência, mas o público geral pode comprar os ingressos a partir da próxima quinta-feira (18). Mais informações aqui.