Escola de Dança Teatro Guaíra se apresenta no Smart City Expo Curitiba 28/03/2022 - 08:03

A Escola de Dança Teatro Guaíra participou nesta sexta-feira (25) do Smart City Expo Curitiba 2022 com uma apresentação de trechos de coreografias consagradas, como Esmeralda e Pas Paysan. A EDTG foi convidada para o evento em função do trabalho desenvolvido no ano passado sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Em 2021, o Teatro Guaíra discutiu os ODS em parceria com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social (Cedes). A iniciativa resultou em uma série de vídeos do Balé Teatro Guaíra e da Escola sobre essa temática. 

Os alunos escolheram os ODS como temática de discussão durante o ano letivo e construíram uma coreografia de vídeo-dança a partir de reflexões sobre temas como paz e preservação do meio ambiente.

 

O trabalho surgiu de forma quase natural porque muitos desses temas já eram discutidos com os alunos nas atividades cotidianas. Mais do que bailarinos, a EDTG acredita que é essencial formar cidadãos, que levarão os ensinamentos aprendidos na escola para as diferentes áreas profissionais no futuro.

Para o secretário de Estado da Comunicação Social e Cultura, João Evaristo Debiasi, ver o grau de desenvoltura das crianças fora de seu ambiente (o palco do Guaíra) é muito gratificante. Ele também destacou o envolvimento com a sociedade e grandes eventos.

“A participação da Escola no Smart City tem tudo a ver com esse momento pós-pandemia, discutindo cidades inteligentes. É algo que o governador sempre nos propõe: levar arte, cultura e entretenimento de altíssima qualidade onde estão as pessoas”, afirma. 

 

Segundo Filipe Farhat, articulador de parcerias para a Agenda 2030 do Cedes, cultura e da educação são essenciais na construção de cidades mais sustentáveis. "O nome do evento é baseado em um documento das Nações Unidas chamado ‘Transformando nosso mundo - Agenda 2030 para desenvolvimento sustentável’, e ninguém transforma mais o mundo do que a educação e a cultura”, disse. 

O Smart City reuniu milhares de pessoas de cerca de 30 países nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Positivo, em Curitiba. 

GALERIA DE IMAGENS