Escola de Dança Teatro Guaíra é finalista do Youth America Grand Prix 07/07/2021 - 18:35

A Escola de Dança Teatro Guaíra tem uma representante na final do Youth America Grand Prix (YAGP), um dos maiores concursos de dança do mundo. Ana Julia Cotlinski participou da seletiva sul-americana on-line do YAGP em março deste ano, concorrendo com mais de 100 bailarinos e ficou entre os 22 selecionados. O resultado será divulgado dia 18 de julho. 


Normalmente, a etapa final é realizada em Nova York mas, neste ano, será realizada de forma híbrida, na Itália,  entre 08 e 18 de julho. O YAGP oferta prêmios e bolsas de estudo para renomadas escolas de dança aos jovens bailarinos.
Ana Julia , 19 anos, concorre com dois solos: a variação feminina “Talismã” e o solo contemporâneo “Interface”, de Patricia Otto. A preparação de Ana foi 100% on-line e somente a filmagem para a etapa final foi realizada no palco do Guairão, uma das exigências do concurso. 


Cotlinski está no segundo de aulas virtuais com a EDTG e treina, média, sete horas por dia. Ela conta que desde criança sonhava em participar do YAGP, desejo compartilhado com sua mãe, que também foi bailarina. “Fico emocionada porque já havia tentado outras vezes, então ser finalista em um ano tão difícil como esse é uma realização”, diz. 


 
A premiação
O Youth America Grand Prix é a maior competição internacional de balé e programa de bolsas de estudos sem fins lucrativos do mundo, aberto a alunos de dança de todas as nacionalidades, de 9 a 19 anos de idade. Desde 1999, o YAGP concedeu mais de US$ 3 milhões em bolsas de estudo para as principais escolas de dança do mundo. Além disso, mais de 50 mil dançarinos participaram de workshops, testes para bolsas de estudo e master classes do YAGP em todo o mundo. Em 2021, e função da pandemia do coronavírus, as atividades estão acontecendo de forma virtual.

GALERIA DE IMAGENS