Encerrando 2023, Teatro Guaíra emociona público na estreia de “O Quebra-Nozes” 15/12/2023 - 17:48

Quem passou em frente ao Teatro Guaíra nesta quinta-feira (14) já entrou em uma grande festa ao ar livre. Personagens em pernas de pau e a banda animada da Cia dos Palhaços recepcionavam o público e os bailarinos trajados para a noite da narrativa que logo continuaria lá dentro, no palco. Era a estreia de “O Quebra-Nozes”, espetáculo que segue até o dia 20 de dezembro, já com ingressos esgotados.

O público total esperado ultrapassa 15 mil pessoas ansiosas para ver o que mais de 200 profissionais, entre os artistas e a equipe técnica, prepararam. A noite de estreia fez sentir a emoção do encontro inédito entre os quatro corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra. Mas a “mágica acontece quando o quinto corpo artístico entra em cena”: o público.

A definição é do bailarino Rene Sato, o Quebra-Nozes. “A gente não sabe explicar. Acontece, você vê nos olhos, nos poros de cada artista, em cada nota, em cada passo. A plateia vibrando com um único propósito de celebrar é muito potente. É uma honra participar desse momento”, define.

Os corpos
A estreia coroa o trabalho de um ano todo. Para o diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, Roberto Tibiriçá, foi um encontro extremamente emocionante. “A preparação de todo esse trabalho de equipe é exaustiva. É muito bonito quando abre a cortina e você ouve aquele ‘óooh’ do público”, compartilha. 

Bailarina que cresceu no Teatro Guaíra, Deborah Chibiaque faz Clara, a menina-moça que não sai de cena. Hoje no Balé Teatro Guaíra, ela iniciou na Escola de Dança Teatro Guaíra. “Encontrei aqueles olhinhos cheios de novidade diante do primeiro espetáculo grandioso, me lembrei de admirar muitos artistas que estavam há mais tempo na companhia e hoje estou ao lado do G2. Eu acho que foi neste momento que me dei conta do tanto de gente especial envolvida e da sensação de crescer dentro desta casa onde me sinto muito honrada e muito feliz”.

Atuante nas três versões de O Quebra-Nozes já feitas pela casa, Ricardo Garanhani integra hoje a G2 Cia. de Dança Teatro Guaíra, destaca a interação das gerações.  “Poder estar em cena junto com esses jovens artistas e futuros profissionais é muito legal. É uma emoção completamente diferente, porque envolve toda a família Teatro Guaíra. Mais uma vez fizemos um super espetáculo e estou ansioso para continuar”, conta o bailarino. 

A primeira versão foi nos anos 80, com a coreografia de Carlos Trincheiras, e a segunda nos anos 2000, sob a direção de Carla Reinecke.

O público
“Quase que eu chorei no final”, revela Ana Laura, de 9 anos, ao lado da mãe Tatiane Cristina Bassan. “É muito lindo, o melhor espetáculo que eu já fui na minha vida”, define entusiasmada. 

Para a noite de estreia, foram convidadas diversas instituições sociais. Dentre elas, o Lar de Idosos Recanto do Tarumã, Associação Cristã Semeador, famílias atendidas pelo Instituto Berbigier, que atende pessoas com doenças raras, ONG Futebol de Rua e Associação Irmão Sol e Irmã  Lua.

Letícia Fanini, mãe de Lorenzo, atendido pelo Instituto Berbigier, relatou que foi bailarina na infância e que vivenciar esse momento com seu filho foi algo memorável. "Eu estudei Belas Artes, então, esse movimento cultural sempre esteve presente na minha família. Ter ido com o Lorenzo na estreia e poder acompanhar os olhinhos fixos no corpo de baile, mesmo com a deficiência auditiva, curtindo cada nota da Orquestra Sinfônica foi algo memorável", relatou.

Com o filho também atendido pelo Instituto Berbigier, Luciane Passos foi assistir o espetáculo e se emocionou. "Realmente foi uma apresentação primorosa da Orquestra, como de todo corpo de baile. Na entrada tivemos a oportunidade de tirar fotos com os personagens, foi uma apresentação emocionante", conta.

A jornalista Helena Carnieri foi surpreendida pela nova versão do clássico. "Maravilhosa, com muitas cores e cenários diferentes para cada cena. A música já é fantástica, mas com a Orquestra tocando, melhor ainda", concluiu.

PROMOÇÃO – Essa temporada é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tendo como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe, o patrocínio da Sanepar, Kuhn, MA Máquinas, All4Labels, Electra Energy, Arotubi e ALT, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná e Ministério da Cultura.

 

GALERIA DE IMAGENS