Diretor do Centro Cultural Teatro Guaíra destaca marca histórica de espectadores em debate na Câmara de Curitiba 22/04/2025 - 14:04

Com informações da CMC

O diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Luiz Cavalheiro, participou da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Curitiba, na quarta-feira (16), para celebrar os 140 anos do Teatro Guaíra. A convite do presidente do Legislativo, vereador Tico Kuzma, Cavalheiro destacou que o Teatro atingiu em 2024 a marca de 400 mil espectadores, o maior público da história do espaço, graças à política de ampliação de acesso à arte por meio de ingressos a preços populares, entre R$ 10 e R$ 20, e apresentações itinerantes pelo Paraná. 

“A gente tem um trabalho de descentralizar, de fomentar e de deixar o Teatro Guaíra cada vez mais acessível”, reforçou o diretor.

Além de receber alunos de escolas de Curitiba e da Região Metropolitana, Cavalheiro ressaltou que outro projeto da instituição é descentralizar os projetos do Guaíra, levando espetáculos às regiões periféricas, promovendo a inclusão e a formação de novos espectadores. “Vamos até as regiões com mais dificuldades, às periferias, onde não existe palco e montamos espetáculos nesses lugares”, explicou. 

Cavalheiro falou da importância do resgate da memória do complexo cultural, com destaque ao lançamento do livro “Teatro Guaíra 140 Anos”, em fevereiro deste ano. 

A Tribuna Livre contou, ainda, com a participação do diretor artístico do Teatro Guaíra, Áldice Lopes, e da assessora da diretoria, Jilcy Rink. “São quatro corpos artísticos públicos, mantidos pelo Governo do Estado, [...] lembrando que o Centro Cultural Teatro Guaíra é um espaço paranaense, ele pertence a todos os municípios do Paraná”, observou Lopes.

Ainda no debate da Tribuna Livre, o diretor-presidente do Centro Cultural se solidarizou com os funcionários e estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) devido ao incêndio no Teatro TUCA e em um dos blocos da instituição, ocorrido no último dia 15, colocando o Centro Cultural à disposição. 

“Queria convidar todos e todas para participarem do Teatro Guaíra, [...] temos uma programação intensa, quase todos os dias. Vamos frequentar [o teatro] e viva a cultura!”, disse Cavalheiro, já na reta final do debate. “E a gente faz um convite a todos e todas para fazer uma visita guiada ao Teatro Guaíra, uma visita aos bastidores do Teatro Guaíra, que é um show à parte”, finalizou.

Kuzma destacou a importância do Centro Cultural para o estado. "O Teatro Guaíra é um dos maiores símbolos culturais do Paraná e do Brasil”, disse. “O Guaíra é muito mais do que um prédio emblemático no coração de Curitiba. É um verdadeiro celeiro de talentos e um produtor de cultura que atravessa gerações. É a casa do Balé Teatro Guaíra, da Orquestra Sinfônica do Paraná, da G2 Companhia de Dança e da Escola de Dança Teatro Guaíra — quatro corpos artísticos que orgulham o nosso estado.”
Os vereadores Camilla Gonda (PSB), Carlise Kwiatkowski (PL), Delegada Tathiana Guzella (União), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Laís Leão (PDT), Nori Seto (PP), Olimpio Araujo Junior (PL), Professora Angela (PSOL) e Serginho do Posto (PSD) também se manifestaram durante o debate com o convidado, em apoio à importância do Teatro Guaíra e à promoção da cultura.

GALERIA DE IMAGENS