DEZGRAÇAS – Minha Vida é uma Novela: sátira sobre o jogo do Tigrinho retorna a Curitiba 08/06/2026 - 15:09

Após o sucesso no Festival de Curitiba, a comédia "DEZGRAÇAS – Minha Vida é uma Novela" está de volta aos palcos em uma única apresentação no domingo, dia 12 de julho, às 20h, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha).

O retorno a Curitiba, agora em uma das salas mais tradicionais do Estado, coroa a rápida trajetória de um espetáculo que nasceu independente e ganhou proporções de circuito nacional. Diferente das comédias de costumes tradicionais, a montagem funciona como uma grande sátira sobre o espírito de sobrevivência do brasileiro contemporâneo. O texto usa o formato clássico das novelas, com direito a reviravoltas dramáticas, vilões e ganchos de encerramento de capítulo, para tratar de temas extremamente atuais, como a precarização do trabalho, o acúmulo de boletos e a febre das plataformas de apostas online, personificadas no infame "Jogo do Tigrinho".

Para que a imersão nesse universo televisivo fosse completa, a peça ganhou um recurso sofisticado: a participação especial em off de Alexandra Richter. Uma das maiores referências da teledramaturgia e do cinema nacional (Minha Mãe É Uma Peça), a atriz gravou uma narração exclusiva que conduz a plateia por cada drama e absurdo vivido no palco, dando à produção o peso dos grandes folhetins da TV.

A trama acompanha Marluce, a personificação da brasileira que não desiste nunca: uma mocinha sofredora que a vida insiste em presentear com desgraças cada vez maiores. Entre os gritos de Arlinda a patroa cruel, os cuidados com uma idosa que não diz coisa com coisa e uma dor de cabeça que não passa nem com reza brava, Marluce ainda precisa lidar com sua mãe, Dira, terrivelmente viciada em açaí, e com a filha Gracinha, uma ex-atriz mirim que se recusa a sair do personagem.

Tudo piora quando Marluce descobre que o “vício inocente” da mãe é, na verdade, uma dependência pesada do infame Jogo do Tigrinho. Para completar o pacote, a bet é operada pelo sinistro Alborghetti, amante de sua patroa, escondido sob a fachada de inocentes barracas de açaí. Após uma tragédia familiar digna do último capítulo, Marluce entende que ser boa não paga boleto. Em um mundo de vilões, ela decide dar as cartas.

De cuidadora oprimida a Rainha do Crime, Marluce vai provar que, no jogo da vida, quem não tem nada… não tem nada a perder!

A engrenagem do espetáculo é movida por um elenco que transita com facilidade entre o teatro clássico e a nova era do entretenimento digital, sob a direção do premiado João Luiz Fiani (vencedor de 4 prêmios Gralha Azul).

O público do Guairinha verá em cena o entrosamento de um elenco afiado. Joel Vieira, que assina a direção artística e protagoniza a montagem, é ator com mais de 80 espetáculos no currículo, acumula passagens pelo Porta dos Fundos e Comedy Central, e é o criador do projeto aNellysando, cujos vídeos e personagens são fenômenos que frequentemente ultrapassam a marca de 5 milhões de visualizações. Ele divide o palco com Claudinho Castro (Ahnão), veterano com três décadas de carreira na TV Globo e Netflix, amplamente lembrado pelo fenômeno nacional da “Dança do Quadrado” e que soma mais de 100 milhões de visualizações na internet.

A produção do espetáculo é assinada por Maicon Santini, ator e produtor cultural com 25 anos de experiência, passagens por canais como GNT, Multishow e Prime Video e que, além de integrar o elenco, comanda uma comunidade digital ativa de mais de meio milhão de seguidores. O texto afiado é de autoria de Leo Dalledone, roteirista formado pela Roteiraria (SP) que integrou as equipes de escrita de grandes hits de humor do Multishow, como Tô de Graça e O Dono do Lar.

O time se completa com a versatilidade cênica de Alisson Diniz, profissional com 30 anos de estrada, conhecido pelo espetáculo histórico A Casa do Terror e com sólida trajetória na comunicação local como jornalista e radialista. O trio formado por Joel Vieira, Leo Dalledone e Maicon Santini também comanda o podcast Pô Cristina, o que explica o ritmo cirúrgico e o entrosamento milimétrico que o elenco apresenta em cena. Fora do palco, a experiência do projeto continua ativa nas redes através do gerenciamento da agência Toda Social Mídia.

"Saber que vamos levar a nossa comédia para o palco do Frei Caneca, em São Paulo, e logo na sequência voltar para Curitiba em um teatro do tamanho do Guairinha, mostra a força que essa história ganhou. É um orgulho ver um projeto genuinamente nosso conquistando esse espaço e tendo essa data em casa. O público vai encontrar um espetáculo muito maduro, com um ritmo absurdo no palco e aquela identificação imediata com os perrengues que o brasileiro enfrenta no dia a dia", afirma o ator e diretor artístico Joel Vieira.

Serviço:
DEZgraças - Minha Vida é uma Novela
Apresentações:
12 de julho de 2026 (domingo), às 19h
Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) | Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba/PR
Tempo de duração do espetáculo: 1h15
Classificação etária: 16 anos
Especificações do espetáculo: Teatro
Ingressos: A partir de R$ 40 (meia-entrada), de acordo com setor e modalidade, à venda pelo DiskIngressos e na bilheteria do Teatro Guaíra

Informação:
Instagram oficial:
@dez.gracas
EQUIPE TÉCNICA: Texto: Leo Dalledone | Direção: João Luiz Fiani | Narração: Alexandra Richter | Produção Executiva: Maicon Santini | Produção: All In Lab | Direção de arte: Gui Almeida | Contrarregragem: Genésio Sutil e Lennon D´Lima | Caracterizador: Marcelino Miranda | Figurinos: Gui Almeida | Sonoplastia: Leo Dalledone | Fotografia: Vinicius Grosbelli | Arte Gráfica: Leo Dalledone | Realização: Bufonaria Trágica Produções | Mídias Sociais: Toda Social Mídia

GALERIA DE IMAGENS