Cultura celebra Dia das Mulheres no palco do Guairão 09/03/2023 - 17:42

Ser bailarina por uma noite no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) foi o presente da Secretaria de Estado da Cultura às suas trabalhadoras no Dia Internacional da Mulher. 

“Fazer uma aula aqui é fechar o olho e abrir um sorriso enorme, como as mulheres deveriam sempre estar”, descreveu a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Integrar as colaboradoras que atuam nos diferentes espaços físicos da Cultura foi um dos objetivos. “Já temos uma sinergia de trabalho muito boa, mas ficar juntas em um momento em que estamos concentradas na coreografia e viver essa integração no palco foi fantástico”, definiu Luciana.

Para guiar passos e braços, professoras e um professor da Escola de Dança do Teatro Guaíra se revezaram na didática do balé clássico e da dança contemporânea. A sessão contou com o acompanhamento sonoro da pianista Liris Leitzke.

Para a professora Gylian Dib, vivências assim são importantes para a Escola de Dança, bem como para a instituição Centro Cultural Teatro Guaíra. “Pudemos apresentar nosso trabalho para uma comunidade que não veio buscar uma formação em balé, mas que se movimenta. E quando a gente se movimenta ritmicamente, a gente dança”, explicou.“O que achei mais legal é que todas estavam disponíveis e não tiveram receio, o que permitiu que o trabalho fluísse bem, porque mais importante que a técnica é a experiência”, comemorou. 

Juliana Carletto, assessora técnica da Orquestra Sinfônica do Paraná, é bailarina formada e já teve sua própria companhia de dança em Curitiba, na qual atuou por 25 anos. Após um tempo parada, dançar com outras mulheres que atuam na Cultura foi um momento reavivador. "A experiência foi muito boa, me diverti participando e vendo todas as mulheres juntas dançando. É um tipo de cansaço ótimo", contou. 

Entre as estudantes estava Kamilly Alves, que é estagiária do Guaíra e estudante de Letras. "A oportunidade de aprender um pouquinho sobre a vivência do balé e ainda poder me alongar e explorar movimentos com o corpo foi, com certeza, muito especial", cita e acrescenta que aproveitou cada momento na companhia das mulheres que trabalham no CCTG e fazem com que educação e arte andem juntas.

Para completar a homenagem, elas foram recebidas com um lanche especial e, na sequência, puderam assistir ao espetáculo “Terra Brasilis”, que uniu o corpo de Balé Teatro Guaíra à Orquestra Sinfônica do Paraná em uma noite de entrada gratuita.

GALERIA DE IMAGENS