Com ingressos esgotados, Almir Sater faz show gratuito no Guairão 09/05/2025 - 17:15

Todos os ingressos para o aguardado show gratuito do cantor, compositor e violeiro Almir Sater no Teatro Guaíra estão esgotados. A apresentação será realizada no dia 15 de maio, às 21h, como parte da programação da Semana S, evento promovido pela Fecomércio PR, CNC, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, entre os dias 10 e 18 de maio em todo o Paraná.

A retirada dos ingressos foi realizada por meio da troca solidária de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc em Curitiba e São José dos Pinhais. Em menos de duas horas, todos os ingressos foram trocados, arrecadando mais de quatro toneladas de alimentos, destinados ao programa Sesc Mesa Brasil, beneficiando instituições sociais do estado.

Com mais de quatro décadas de carreira e autor de clássicos como Tocando em Frente, Chalana, Um Violeiro Toca e Comitiva Esperança, Almir Sater é um dos grandes nomes da música regional brasileira. No palco do Guairão, ele se apresenta com sua tradicional viola de dez cordas, acompanhado por sua banda.

Segundo Mariah Fank, gerente de Cultura do Sesc PR, a apresentação reforça o compromisso da instituição com a democratização do acesso à cultura. “Trazer nomes do cenário nacional para o Paraná, por meio do Sesc, fortalece o papel da instituição na difusão cultural e na formação de público. O Teatro Guaíra é um palco essencial nessa missão de promover experiências artísticas acessíveis e de alta qualidade para todos”, afirma.

Sobre o artista

Almir Sater é cantor, compositor e violeiro, considerado por crítica e público como um dos principais expoentes da música regionalista e caipira do país. Natural de Campo Grande/ MS, forma com o amigo Maurício Barros a dupla Lupe e Lampião e conquista o quarto lugar no Festival Sertanejo na TV Record em 1978. Um ano depois, parte para São Paulo, e faz alguns shows com o grupo Lírio Selvagem, liderado pela cantora sul-mato-grossense Tetê Espíndola, e, posteriormente, acompanha a cantora e compositora Diana Pequeno. Apresenta suas músicas em teatros paulistanos e desperta a atenção da gravadora Continental, que o convida a gravar seu primeiro disco em 1981. No ano seguinte, lança o álbum Doma, pela gravadora RGE, que sela a parceria com o carioca radicado em Campo Grande Paulo Simões. Cria, em 1984, a Comitiva Esperança - que batiza uma de suas músicas mais conhecidas - e cruza a região do Pantanal pesquisando a cultura mato-grossense. Dessa empreitada nascem, em 1985, um documentário e o álbum Almir Sater Instrumental. Revela suas primeiras composições com o santista Renato Teixeira no álbum Cria (3M, 1986), e estreia como ator no drama As Bellas da Billings (1987), de Ozualdo Candeias. Participa do Free Jazz Festival, no Rio de Janeiro, em 1989, e viaja para Nashville, a capital da música country nos Estados Unidos, onde grava o disco Rasta Bonito (Continental, 1989). Seu nome e sua música ganham projeção nacional ao atuar na novela Pantanal (TV Manchete, 1990), de Benedito Ruy Barbosa. Participa de outras novelas - A História de Ana Raio e Zé Trovão (TV Manchete, 1990/1991), O Rei do Gado (TV Globo, 1996), Bicho do Mato (TV Record, 2006). Conquista o Prêmio Sharp de melhor disco instrumental em 1990 com o álbum Instrumental II (Eldorado) e de melhor música (Tocando em Frente, composta com Renato Teixeira e interpretada por Maria Bethânia). Cumpre uma intensa agenda de shows pelo Brasil, que registra no disco Almir Sater ao Vivo (Sony Music, 1992), com músicas autorais e clássicos caipiras, como Moreninha Linda (Tonico, Priminho e Maninho). Em 1994 lança o disco Terra dos Sonhos (Velas), seguido de Caminhos Me Levem (Som Livre, 1997) e Sete Sinais (Velas, 2006).Em dezembro de 2015, Almir Sater e Renato Teixeira lançaram o álbum AR nas plataformas digitais. Apesar de parceiros musicais e amigos de longa data, foi a primeira vez que os artistas realizaram juntos um projeto. Por esse álbum, Almir e Renato ganharam em 2016 os prêmios de melhor dupla regional na 27.ª edição do Prêmio da Música Brasileira e de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras no 17.º Grammy Latino. A música do álbum "D de Destino", composta por Almir, Paulo Simões e Renato, foi indicada ao prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa do Grammy.

GALERIA DE IMAGENS