Coletivo Átila apresenta “Tião: Projeto 31” em curta temporada, no Miniauditório do Teatro Guaíra 01/02/2023 - 11:58

Os atores Elisan Correia, Guilherme Machado, Juan Bandeira e Maicon Morais, integrantes do Coletivo Átila, protagonizam “Tião”, peça sobre quatro Candangos, os trabalhadores braçais que construíram Brasília, que dialogam entre si no decorrer da apresentação. Os espetáculos acontecem entre os dias 02 a 12 de Fevereiro, no auditório Glauco Sá Torres (Miniauditório).

A frase "50 anos em 5", tornada célebre pelo então presidente Juscelino Kubitschek, certamente foi apreciada por quem usufruiu das obras concluídas e dos créditos recebidos por elas, mas nem tanto por quem fez essa “mágica” acontecer. Insalubridade, más condições, exploração. Trabalhadores em busca de um país melhor, ou melhor, uma vida melhor. O momento da peça relata os trabalhos de todos os “Tião”, que possuem histórias ora convergentes, ora divergentes, e que mesmo assim ocupam o mesmo espaço de voz, trabalhando e nunca usufruindo do que se construiu.

A pesquisa da peça é feita desde 2018 pelos fundadores do Coletivo Átila e foi ganhando o espaço em cada parte do projeto. Na pandemia foi o momento no qual que eles se perceberam ainda mais dentro do mundo do Tião. Já em outubro de 2022, foram realizadas as primeiras apresentações no Espaço Cultural Espetáculo, um grande momento para o grupo.

Somos todos Tião, e o Tião é o candango, com diversas histórias, fantasias de vidas, expectativas de atender ao patrimônio nacional, sem o reconhecimento devido de seu esforço laboral. “Somos então um coletivo. Artistas. Trabalhadores. Tiões. Todos nós.”

 

Arte do Projeto Tião

 

Serviço
Tião: Projeto 31

Data: 02 a 12 de Fevereiro | Quinta a Sábado 20h- Domingo - 19h
Auditório Glauco Flores de Sá Brito - Teatro Mini Guaíra
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 reais (meia-entrada). Ticket Fácil
Classificação: 16 anos

GALERIA DE IMAGENS