Cia Balbúrdia, do curso técnico em teatro subsequente do CEP, apresenta "Sopa de Tartaruga" 24/11/2025 - 15:56

Estreia no Teatro José Maria Santos o espetáculo “Sopa de Tartaruga”, apresentado como prova pública do 3º ano do Curso Técnico em Teatro Subsequente do Colégio Estadual do Paraná. As sessões acontecem de 25 a 27 de novembro (terça a quinta), sempre às 19h e às 20h30.

Resultado do processo de formação profissionalizante do curso, “Sopa de Tartaruga” marca o trabalho de conclusão da turma composta por 19 estudantes, que ao longo de cerca de quatro meses desenvolveram o espetáculo, da escolha do tema até a última apresentação.

O curso é semestral e no total o estudante realiza três semestres de aulas de teatro, passando por disciplinas como História do Teatro e Organização e Produção Teatral, além das disciplinas que compõem a montagem das peças. As peças são realizadas sempre ao final de cada semestre de curso, sendo um exercício cênico interno e duas apresentações públicas.

Além da formação artística, os estudantes também vivenciam a experiência de compor uma companhia teatral, preparando-se para atuar no mercado de trabalho e na cena cultural curitibana. A Cia Balbúrdia, criada pela turma, já montou os espetáculos “Maria do Caritó”, de Newton Moreno, e “Sopa de Tartaruga”, de Ana Melo, ambientado em um bistrô parisiense onde oito venezuelanos se encontram em uma noite transformadora.

Os docentes responsáveis pela direção deste trabalho, Hélio de Aquino e Silvia Contursi, tiveram suporte de Tina de Souza, Janine Schneider, Hermison Nogueira, Adriana de Cristo, André Meirelles, também docentes do curso, além de outros professores e professoras que atuaram ao longo de um ano e meio com esta turma. O processo foi também marcado pela inclusão, contando com a participação de dois estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), o que enriqueceu ainda mais a experiência e o resultado cênico.

Sinopse "Sopa de Tartaruga" da Cia. Barbúdia: Ambientada em um bistrô parisiense, “Sopa de Tartaruga”, de Ana Gabriela Melo, reúne oito venezuelanos em uma noite transformadora. Entre vinho, confissões e silêncios, surgem memórias de seu país e o peso simbólico de um “casco” que cada um carrega - identidade, as raízes, a saudade. A Companhia Balbúrdia, sob a direção de Helio de Aquino e Silvia Contursi, apresenta uma adaptação sensível sobre pertencimento, perda e reconstrução.


Serviço:
"Sopa de Tartaruga"

Datas: 25 a 27 de novembro (terça a quinta) de 2025, às 19h e às 20h30
Local: No Teatro José Maria Santos | Rua Treze de Maio, 655- Centro, Curitiba(PR)
Classificação etária: 12 anos
Especificações do espetáculo: Teatro - Prova pública do 3° teatro subsequente do Colédio Estadual do Paraná
Entrada Gratuita: Retirada de ingressos na bilheteria a partir de 1 horas antes dos espetáculos

Informação:
Ficha Técnica:
ELENCO: Cia Balbúrdia
DIRETORES: Hélio de Aquino e Silvia Contursi.
SUPORTE TÉCNICO: Hermison Nogueira
PRODUÇÃO: Alanis Kujavski. Antonia Montemezzo, Carla Adriane, Gabrielli Odsant, Gabriella Olliver, Giulia Giovanella, Jisana Naza, Maria Sordi, Rafaely Mendes.
FINANCEIRO: Gabriella Olliver, Jeni Alves, Victor Emanuel.
DESIGN/ARTE: Miguel Santos, Rafaely Mendes.
MARKETING/DIVULGAÇÃO: Alanis Kujavski, Carla Adriane, Maria Sordi, Maru Sudário.
ILUMINAÇÃO: Alanis Kujavski. Antonia Montemezzo, Gabriella Olliver, Giulia Giovanella, Maru Sudário.
SONOPLASTIA: Carlos Verhagen, Flavio Schveizarski, Gabrielli Odsant, Giulia Giovanella, Maria Sordi, Miguel Santos, Rafaely Mendes.
CENOGRAFIA: Alan Falciani, Antonia Montemezzo, Jeni Alves, Luiza Delponte, Maru Sudario, Miguel Santos.
MAQUIAGEM/FIGURINO: Antonia Montemezzo, Carla Adriane, Carlos Verhagen, Gabriella Olliver, Jisana Naza, Leandro França, Luiza Delponte, Tainara Cado.

GALERIA DE IMAGENS