Bita e a Imaginação que Sumiu promete fazer a alegria do público no Guairinha 16/11/2022 - 13:45

O teatro infantil “Bita e a Imaginação que Sumiu” promete fazer a alegria do público no auditório Salvador de Ferrante – Guairinha, em Curitiba, no sábado (19) e domingo (20). A remontagem da adaptação teatral original de “O Mundo Bita” será apresentada nos dois dias às 16h.

A atual turnê teatral é viabilizada através do “Projeto Diversão em Cena” da Lei de Incentivo à Cultura e o patrocínio da Arcelor Mittal. “Estamos migrando da plataforma digital para o real”, relata o pernambucano João Henrique, um dos criadores do personagem e autor da adaptação musical teatral Bita e a Imaginação que Sumiu, dirigida por Alessandra Colasanti, que se apresenta no Palácio das Artes. “É uma experiência enriquecedora interagir ao vivo com o nosso público, através de uma peça de teatro. Esta nova linguagem do Bita contribuirá ainda mais para a função educativa e social dos personagens com a plateia infantil”, conclui João.

A montagem se apropria da técnica transmídia e da linguagem multiplataforma, além de apresentar uma dramaturgia construída exclusivamente para o teatro, com 10 músicas autorais, divertidas e educativas, que já fazem sucesso na internet. Os seis atores cantores que interpretam o personagem título foram escolhidos em audição para o espetáculo, sendo eles: Barbara Mendes, Isabella Quadros, João Manoel, Ivan Mendes, Rodrigo Drade e João Velho. Pedro Lima assina a direção vocal, Renato Linhares a direção de movimento e Clívia Cohen a direção de arte.

O musical conta a aventura de Bita e seus amigos Lila, Tito e Dan, que precisam reverter uma inesperada falta de imaginação no planeta em que habitam. Na Galáxia da Alegria, entre o Planeta Música e o Planeta Circo, está o maravilhoso mundo Bita. Lá moram Bita e pequenos e engraçados seres verdes, chamados Plots. Nesse lugar tudo é movido a um combustível especial: imaginação. Um dia os Plots percebem a falta deste ingrediente no reservatório do planeta. Cabe ao protagonista viajar para a Terra com seus amigos na tentativa de solucionar a questão.

O desenho animado foi o primeiro filme de animação feito no Norte/Nordeste, exibido na programação diária de um canal de televisão. Bita e a Imaginação que Sumiu é fruto de uma parceria entre a empresa criadora dos personagens, Mr.Plot e a Gávea Filmes, produtora de cinema e teatro.

“Bita surgiu, na verdade, para ilustrar o quarto da minha primeira filha, em 2011. Ele foi criado para essa geração de crianças que está aqui”, comenta Chaps Melo, autor das canções que ilustram os vídeos do Youtube e o espetáculo. “Conheci os personagens em 2017 quando idealizamos a montagem que já percorreu teatros no Rio e São Paulo, agora graças ao projeto Bianca de Felippes
que produz o espetáculo em parceria com Gabriel Bortolini”, finaliza.

SERVIÇO
Bita e a Imaginação que Sumiu
Dagta: 19 e 20 de novembro, às 16h no auditório Salvador de Ferrante – Guairinha
Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente 60 minutos
Classificação etária: livre
Especificações: teatro infantil
Ingresso: R$ 20 no site Disk Ingressos.

GALERIA DE IMAGENS