Balé Teatro Guaíra tem sucessos nacionais e internacionais no primeiro semestre de 2021 22/07/2021 - 08:00

O Balé Teatro Guaíra iniciou a temporada 2021 com o vídeo Valsa de Apartamento, em que os bailarinos são acompanhados na dança por um drone. O vídeo foi sucesso instantâneo no YouTube e ganhou manchetes nacionais. Já a coreografia Variações sobre a Mesa, lançada em abril para celebrar o dia da dança, foi selecionada para o San Francisco Dance – Film Festival. É a primeira vez em que o BTG é selecionado para um festival do gênero. O vídeo Íris, que celebra o orgulho LGBTQIAP+, chegou a 10,8 mil pessoas. No mês de julho, o Instagram do Balé registrou 39 mil impressões.

Temporada 2021 BTG

Valsa de Apartamento

O Balé Teatro Guaíra estreou a temporada 2021 com uma coreografia inédita chamada “Valsa de Apartamento”. Criada para ser filmada com o auxílio de drones, trouxe proximidade com o espectador, quase como se o público pudesse estar ao lado dos bailarinos. O ambiente intimista é reforçado pelas filmagens feitas nas casas dos dançarinos. O vídeo atingiu 7 mil espectadores somente no YouTube.

Variações sobre a Mesa

O vídeo Variações sobre a Mesa, criado para celebrar o Dia da Dança, teve alcance de mais de 13 mil pessoas somente no Facebook do Teatro Guaíra. Em julho, a coreografia foi selecionada para o festival de São Francisco é um dos mais importantes do mundo na área de videodança.

Íris

O vídeo Íris, lançado em junho em comemoração ao orgulho LGBTQIAP+, chegou a 11 mil pessoas pelo Instagram do Teatro Guaíra. Íris é uma produção dos bailarinos do BTG e tem dois objetivos: homenagear aqueles que lutam pela diversidade e pelo respeito e lembrar as vítimas da intolerância.

Lá do Avesso

Lá do Avesso é uma produção do BTG em celebração dos 52 anos da companhia. O projeto é uma websérie de entrevistas produzida pelos bailarinos. Nos quatro vídeos, os profissionais refletem sobre a relação do corpo, paixão, homens na dança e sobre período de isolamento social vivido no último ano.

Programação especial Mês da Mulher

O Balé Teatro Guaíra lançou em março um vídeo estrelado pelas bailarinas da companhia para celebrar o Dia da Mulher. Com roteiro construído pela equipe do BTG, o filme mostra as profissionais em diferentes atividades cotidianas. O objetivo foi mostrar a existência de mulheres fortes e multifacetadas por trás do oficio da bailarina. O vídeo se encerra no palco do Guairão, tendo sido a primeira vez que todas as integrantes do BTG se reuniram no palco desde o início da pandemia.

Aulas como Unidade e Cooperação

O Balé Teatro Guaíra ofertou entre abril e junho oficinas virtuais abertas para profissionais e estudantes de dança. O projeto “Aulas como Unidade e Cooperação” partiu dos próprios bailarinos, que já realizaram em 2020 aulas abertas para todo o estado. A coordenadora da iniciativa em 2021 é a bailarina Juliana Rodrigues.