Balé Teatro Guaíra lança vídeo para celebrar mês da consciência negra 22/11/2021 - 17:45

O Balé Teatro Guaíra lança hoje às 18h o vídeo Ganga Zumba para celebrar o mês da consciência negra. O nome remete ao primeiro grande líder do quilombo dos Palmares. No vídeo, produzido pelos próprios bailarinos, músicos e funcionários administrativos e de serviços gerais se reúnem em espaços do Teatro para homenagear a cultura negra e conscientizar público sobre o racismo.

Ganga Zumba é uma criação dos bailarinos Luana Nery, Leonardo Lino e Rodrigo Leopolldo. A sensibilidade poética do trio aparece já na primeira cena, que mostra a funcionária Rosa Silva no saguão do Guairão. O público também conhece Shirley Conceição, coordenadora e "coração” da Orquestra Sinfônica do Paraná. “Não queríamos falar só sobre os bailarinos, por isso convidamos todos os funcionários negros do Teatro. O vídeo foi feito em cima de cada pessoa, no cotidiano de sua profissão”, afirma Luana.

O objetivo do vídeo é mostrar a beleza negra – celebrada com os movimentos ritmados dos bailarinos e músicos – mas também combater o racismo. “É um momento de reflexão e respeito. É importante lembrar de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira. Consciência Negra significa reconhecer e valorizar a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social que prevalece no mundo”, diz a bailarina.

Um dos motes que inspirou a reflexão dos funcionários do Teatro Guaíra é a frase “Numa sociedade racista, não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”. Por isso Monica Rischbieter, diretora-presidente do Teatro, diz que “acreditamos que a arte tem o poder de transformar, essa é a nossa contribuição para construir uma sociedade mais justa”.

Balé Teatro Guaíra | Ganga Zumba

Dia 22 de novembro, às 18h, nas redes sociais do Teatro Guaíra