Balé Teatro Guaíra inicia oficinas com a comunidade da dança 03/04/2023 - 17:32

O Centro Cultural Teatro Guaíra, por meio do Balé Teatro Guaíra, lança o projeto-piloto “Escambo Cinético” para dialogar com a comunidade de dança local. Em parceria com a ABABTG – Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, as oficinas iniciam neste mês e são direcionadas a profissionais da dança. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até esta quarta-feira (5).

Nesse período de imersão, os inscritos serão convidados a acompanhar dois ensaios do Balé Teatro Guaíra (BTG) e a participar de duas rodas de conversas entre elenco e convidados. “Queremos estabelecer uma troca com a classe de dança da cidade. Uma troca pessoal para nos conhecer, falar sobre os projetos, contar o que cada um está fazendo e compartilhar nossos ensaios”, frisa o diretor do BTG, Luiz Fernando Bongiovanni.

Serão 15 profissionais selecionados em cada oficina, ao longo de todo o ano. Serão 7 oficinas ministradas por professores convidados, como: Patrícia Machado, Alessandra Lange, Yiuki Doi, Gladis das Santas, Karina Ka, Kunta Leonardo e Samuel Kavalerski. Cada uma delas terá duração de duas semanas, com aulas diárias de 1h30 – total de 10 aulas.

A seleção dos integrantes será por ordem de inscrição, priorizando o rodízio de participantes. Os inscritos que já participaram em uma oficina entram em lista de espera para vagas ociosas em outras oficinas.

Para inaugurar as aulas, de 10 a 20 de abril, Samuel Kavarleski vai ministrar a oficina "Para dentro e para fora: movimentos entre Ioga e Balé”. A proposta é adotar princípios da prática do ioga para construir uma abordagem do Balé Clássico que seja capaz de dissolver formalismos e tensões e abrir espaço para maior amplitude e fluidez dos movimentos.

Samuel Kavalerski iniciou seus estudos em dança em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado e deu continuidade à formação na Escola do Teatro Guaíra (Curitiba), atuando como bailarino contratado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra (Curitiba) de 2000 a 2005.

O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço – Inscrições pelo Sympla. Dúvidas e informações pelo WhatsApp: (41) 99757-0770.