Balé Teatro Guaíra estreia espetáculo no Guairinha nesta quinta-feira; ingressos à venda 04/08/2023 - 15:20

“Contraponto” é o mais novo programa que o Balé Teatro Guaíra vai apresentar na temporada 2023. A intimidade com o público é um dos elos entre as duas coreografias que compõem o trabalho e o motivo da escolha do palco. As apresentações acontecem de 24 a 27 de agosto no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha).

Comparado às dimensões do maior palco do complexo Centro Cultural Teatro Guaíra, com 2.180 lugares, o Guairinha conta com 472 lugares e oferece uma nova perspectiva. “A plateia vai se sentir como no estúdio de dança”, compara o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni.

“No dia a dia do estúdio vivenciamos situações extremamente instigantes, poéticas e tão valiosas, em uma escala tão diferente do que acontece no palco do Guaírão, que tivemos o desejo de compartilhar isso com o público”, explica o diretor.

O trabalho é composto por duas composições inéditas de grandes talentos da dança, que trazem como outro elo o universo interior do ser humano. A trilha sonora também é inédita.

A coreografia "Anima - imensidão adentro" foi construída por Alan Keller, artista da dança premiado no Brasil e fora do país e reconhecido, em 2022, como o melhor coreógrafo de Festival de Joinville. "Castelo" é de Alessandro Sousa Pereira, brasileiro que vive na Dinamarca, premiado em importantes competições coreográficas, como o Scapino Prize, na Alemanha, e o International Competition for the Erik Bruhn Prêmio, no Canadá.

O corpo artístico
Depois do sucesso de “Romeu e Julieta”, montagem aplaudida por mais de 16 mil pessoas em duas curtas temporadas nesse primeiro semestre, “Contraponto” evidencia a versatilidade e o talento do elenco do corpo artístico.

“Já vimos espetáculos tradicionais com a Orquestra Sinfônica do Paraná, histórias já consagradas com começo, meio e fim e, agora, vamos para outra dramaturgia: a do corpo, que desperta uma série de sensações e sentimentos despertados pelo que você em cena”, completa Bongiovanni.

Mantido pelo Governo do Estado, o Balé Teatro Guaíra apresenta um repertório diversificado tanto no Teatro Guaíra, em Curitiba onde é a casa da companhia, como em turnês pelo Paraná.

Os bastidores
O Centro Cultural Teatro Guaíra vai lançar, até a estreia do espetáculo, uma série de vídeos que apresentam o projeto, a sinopse das obras, os ensaios e os coreógrafos e demais detalhes dos bastidores do espetáculo. O material será publicado no instagram do Teatro Guaíra (@teatroguaira).

“Contraponto”
Apresentação: 24 a 27 de agosto de 2023
Dias 24, 25 e 26 (quinta, sexta e sábado), às 20h30
Dia 27 (domingo), às 18h