Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná estreiam “Lendas Brasileiras”, um espetáculo para crianças 05/10/2022 - 10:08

Já assistiu a um espetáculo de dança com música ao vivo? Essa experiência sem igual estará disponível para o público curitibano de todas as idades de 8 a 12 de outubro, com a estreia de “Lendas Brasileiras”. O espetáculo do Balé Teatro Guaíra (BTG) junto à Orquestra Sinfônica do Paraná faz uma releitura do folclore brasileiro por meio de contação de história, com o uso de bonecos e figurinos lúdicos e muita imaginação.

“É um espetáculo lúdico e com visual incrível. A música é executada ao vivo pela nossa Orquestra Sinfônica do Paraná”, comenta Cleverson Cavalheiro, diretor presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, apontando um dos diferenciais de um espetáculo com a marca da arte paranaense. Ele também elogia a montagem: “a movimentação cênica e coreográfica é contagiante. Lendas Brasileiras vai ser emocionante e com certeza vai agradar nossas crianças mas também toda a família”.

Cleverson Cavalheiro, diretor presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra:

“Faz tempo que tínhamos o desejo de produzir uma obra infantil, e descobrimos uma grande riqueza no universo lendário brasileiro”, conta o coreógrafo e diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni. “Queremos sair um pouco do realismo e entrar no universo do sonho, com bonecos maravilhosos e perucas coloridas para retratar personagens como o Boto Cor de Rosa, a Onça, o Caipora, entre outros.”

De toda a diversidade de contos orais da tradição brasileira, foram selecionados “A Mula Sem Cabeça”, “Vitória-Régia”, “Caipora”, “Boto Cor-de-Rosa” e “Boitatá”. Trechos dessas narrativas foram vestidos com a riqueza estética das pinturas de Anita Malfatti, com texto e dramaturgia assinados pelo diretor teatral e autor Edson Bueno. As cinco histórias ganham narração do premiado ator Ranieri Gonzalez, num resultado inigualável, com cenografia, bonecos e figurinos de Ricardo Garanhani. “Não se trata de contar lendas do início ao fim, e sim trazer para a cena o que está nas entrelinhas”, explica Bongiovanni.

OSP traz trilha musical inédita ao espetáculo
A trilha sonora de “Lendas Brasileiras” foi criada pelo renomado compositor Alexandre Guerra, a convite de Bongiovanni, e será executada pela Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro José Soares. “Não é muito comum os balés contarem com trilha inédita e contemporânea, por isso fiquei muito feliz em convidar esse grande artista de carreira internacional, que volta ao Brasil para algo com sabor essencialmente brasileiro.”

Luiz Fernando Bongiovanni, diretor do Balé Teatro Guaíra:

Dançar com música ao vivo é uma tradição do BTG, a exemplo do sucesso “Romeu e Julieta”, sempre realizado ao som da Orquestra Sinfônica. Além desse, Bongiovanni já coreografou para o grupo paranaense obras como “Caixa de Cores”, “Carmen” e “O Lago dos Cisnes”.

A experiência multilinguagens também será levada a crianças do ensino público e de escolas especiais, com apresentações didáticas, acessíveis em libras e audiodescrição. “Para algumas crianças, esse será o primeiro contato com o folclore brasileiro, pois nos últimos tempos ele tem perdido espaço para tradições de outros países”, lamenta Bongiovanni.

Ao longo de toda a programação de 2022, o BTG celebra duas datas fundamentais para a identidade da cultura nacional: o Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna, que permeiam as escolhas de repertório.

Lendas Brasileiras
Lendas Brasileiras é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Tem como instituição beneficiada, o Hospital Pequeno Príncipe e o patrocínio de: Aldo Solar, Distribuidora Nova Geração, Novaquest, Embrart Embalagens, Metisa, Reivax, Dicomp, Grupo Pegoraro, ALT Telecom, Petslife Produtos Veterinários, Transportes Treméa e Grupo Bacarin. A realização é da ABABTG, do Centro Cultural Teatro Guaíra, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo.

Serviço
“Lendas Brasileiras”

Com o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná
Teatro Guaíra - GUAIRÃO, em Curitiba (PR)
Dias 8 (16h), 9 (10h30 e 16h), 11 (20h30) e 12 (16h) de outubro
Classificação etária: livre
Ingressos: inteira R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).
Ticket Fácil
*Espetáculo de 08/10 acessível em libras e audiodescrição.

GALERIA DE IMAGENS