Balé Teatro Guaíra celebra 52 anos com websérie de entrevistas 24/05/2021 - 11:28

O Balé Teatro Guaíra celebra 52 anos em maio e para comemorar a data o público pode conferir o projeto Lá do Avesso, uma websérie de entrevistas produzida pelos bailarinos. O primeiro episódio, já no ar nas redes sociais do Teatro Guaíra, debate o tema “corpo”. No vídeo, os profissionais refletem sobre a relação do corpo com a dança durante o período de isolamento social vivido no último ano. A websérie vai ao ar mensalmente.

 

A bailarina Claudia Sibille, por exemplo, conta como a dança a ajudou a superar o falecimento do pai. “Pensei como vou levantar da cama com essa dor tão profunda? Aquela frase “a arte salva”, eu sempre falei isso, mas pude sentir de verdade”. Já Luana Teodoro fala sobre a importância do corpo na discussão sobre alteridade e autoaceitação. “Estou sempre tentando entender e admirar a diferença do outro. É um exercício para o resto da vida”, completa.

 

O BTG é a terceira companhia mais antiga do país e uma referência nacional em dança contemporânea. A companhia foi criada em 1969 e em 52 anos de história foram dançadas mais de 150 coreografias, e foi a “casa” de grandes nomes da dança nacional, como Ana Botafogo, que estreou no Guairão como solista, e Carlos Trincheiras, coreógrafo de O Grande Circo Místico. Essa montagem é considerada por muitos críticos o melhor exemplar do balé brasileiro.

A companhia já se apresentou em 200 cidades, 17 estados e 5 países, chegando a um público de mais 1 milhão de pessoas. Atualmente, tem 23 bailarinos.

 


Idealização e Direção

Malki Pinsag e Rene Sato

 

Roteiro e Edição de vídeo

Rene Sato

 

Assistência de edição de video

Carlos Matos

 

Bailarinos

Carlos Matos

Clarissa Cappellari

Claudia Sibille

Glória Candemil

João Bicalho

Juliana Rodriguez

Karin Chaves

Leandro Vieira

Leonardo Lino

Luana Nery

Luana Teodoro

Luciana Voloxki

Murilo Machado

Nelson Meira

Paula Sousa

Reinaldo Pereira

Rodrigo Castelo Branco

Vitor Rosa

Rodrigo Leopolldo


 


 

GALERIA DE IMAGENS