Bailarina Ana Silva deixa os palcos com 50 anos de amor à dança 20/12/2023 - 22:00

Hoje, dia 20 de dezembro de 2023, Ana Silva encerra sua jornada como bailarina. Com mais de 50 anos de carreira artística, a última apresentação de O Quebra Nozes também representa a conclusão de uma vida em cima dos palcos. Em um momento de muita emoção, o Centro Cultural Teatro Guaíra homenageou esta estrela paranaense ao fim do espetáculo.

De aluna da Escola de Dança Teatro Guaíra à bailarina master do G2 Cia. de Dança, Ana fala com sorriso no rosto da realização em poder se expressar profissionalmente por meio do corpo. Sua chegada a Fundação Teatro Guaíra – atual EDTG – foi aos 10 anos de idade. Desde pequena, seu talento e determinação eram notados e, antes de completar os sete anos de formação da Escola, foi chamada para atuar como estagiária do Corpo de Baile da Fundação Teatro Guaíra, atualmente chamado Balé Teatro Guaíra (BTG).

“Sempre gostava de chegar cedo, me aquecer, alongar e observar as (bailarinas) mais velhas. Isso me mostrou que na vida você tem que observar e ter disciplina, tem que ter escolhas, e você as faz porque vai conseguir mais alguma coisa dentro da sua profissão”, afirma Ana. Sua dedicação à dança transbordava em cada apresentação, e no dia 24 de setembro de 1973, foi oficialmente contratada como servidora pelo governo paranaense para integrar o BTG como profissional.

São mais de 50 anos à frente e atrás dos palcos do Teatro Guaíra. Com sua arte, atuou como bailarina principal na era Trincheira, solista de O Grande Circo Místico (1983), maitré de dança, professora, ensaiadora e assistente de direção. Ana comenta que precisou enfrentar diversos desafios para permanecer fiel a si e à sua dança, incluindo às expectativas relativas a idade de uma bailarina atuante. Em 1999, afirma com a alegria ter ajudado a fundar o primeiro grupo master de bailarinos do Brasil, o G2 Cia de Dança, e enfatiza que apenas ela seria responsável por suas decisões profissionais.

Hoje, Ana se despede dos palcos com muita gratidão a seus amados. “Esse momento é muito especial, estou feliz, meu coração está resolvido e a minha cabeça também, agradeço a todos que me apoiaram durante esses anos. E fica um até qualquer hora.”. O Centro Cultural Teatro Guaíra é igualmente grato por pertencer à grande história de Ana Silva.

Confira agora uma entrevista de Ana Silva para a TV Paraná Turismo. Uma retomada de sua trajetória pela Escola de Dança Teatro Guaíra, Balé Teatro Guaíra e G2 Cia de Dança, a bailarina compartilha memórias afetivas e destaques de sua carreira.

"O que a arte me ensinou" com Ana Maria Ferreira Silva - TV Paraná Turismo