“Arapuca” destaca pluralidade feminina em temporada gratuita no Teatro Guaíra 16/05/2023 - 16:57

Estreia nesta quarta-feira (17), às 20h, Arapuca, com temporada gratuita até dia 4 de junho no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório). A peça é uma investigação cênica inédita, que surge a partir do texto “Arapuca ou Eva dando voltas no paraíso”, de autoria de Janaína Fukuxima e direção de Brenda Sodré. O projeto foi desenvolvido em 2019 pelo Núcleo de Dramaturgia SESI-PR.

Durante a temporada – no dia 24 de maio, às 21h – também acontece uma roda de conversa para falar sobre o modo de criação e produção cênica, juntamente com o Lançamento do e-book da Dramaturgia, que será no mesmo local, logo após a apresentação.

Arapuca ou Eva dando voltas no paraíso

No espetáculo, quatro Evas, incorporadas pelas atrizes Constancia Matos, Janaína Micheluzzi, Vitória Gabarda e Janaína Fukuxima, revivem o pecado original em diversos contextos em um cenário apocalíptico, de maneira cíclica. 

Segundo o próprio texto:
“Sabe aquela coisa que a gente repete mesmo não gostando,
mesmo doendo, mesmo machucando. Que a gente repete,
repete, que não se dá conta que tá repetindo ou se dá conta
depois que fez. Ou ainda, que sabe o tempo todo que tá fazendo,
mas ainda assim faz.”

Cartaz arapuca

 

Arapuca é um artefato sul-americano de origem indígena destinado a prender/capturar aves vivas, pequenos mamíferos e outros animais de caça. Mantendo como ponto central a captura da presa e o impedimento de sua liberdade, a peça liga a Arapuca à ideia de que a palavra faz parte da cultura e também reproduz mecanismos de poder. O projeto traz questões relacionadas à palavra “mulher” e toda a pluralidade que tenta escapar ou não desse conceito; busca ressignificar, criar uma fissurinha que seja na binaridade homem-mulher.

Serviço

Arapuca

Apresentação: 17 a 21, 24 a 28 e 31 de maio a 4 de junho de 2023.
De quarta a sexta: às 20h
Sábado e domingo: às 18h e às 20h (duas sessões por dia).

Roda de conversa – Sacudindo as Narrativas Badaladas nos Modos de Criação e Produção: dia 24 de maio de 2023, das 21h às 22h.

Local (espetáculo e roda de conversa): Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório). Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba.

Tempo de duração: 60 minutos

Classificação: 18 anos

Entrada gratuita. Não será necessária a emissão de ingressos.

Assessoria de imprensa: Daniela de Carvalho - danicarv@gmail.com | 41 99661-4995

GALERIA DE IMAGENS