"Anjo Maldito", adaptação da obra de Jean Genet, é encenada em espaço alternativo do Teatro Guaíra 02/03/2023 - 13:58

Com direção de Maurício Vogue e assistência de direção de Isidoro Diniz, o espetáculo "Anjo Maldito" é uma livre adaptação contemporânea de Rhenan Queiroz, da obra literária “Diário de um Ladrão” do escritor francês Jean Genet. O espetáculo estreia no dia 09 de março, 20h, e será apresentado em um espaço alternativo e inédito: a Carpintaria Teatral, que fica nos fundos do Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes de cada apresentação (sujeito à lotação).

O texto mistura ficção com autobiografia através de uma louca simbiose poética – Jean, personagem central, vê Stiliano, um excêntrico marginal, como seu principal objeto de adoração e, seduzindo-o e fazendo-se seduzir, torna-se imerso em cada uma de suas intensas aventuras, emaranhadas em uma densa e excitante atmosfera do universo da viciante subsistência do crime.

Nessa montagem inédita, o espetáculo conta com a participação de dois atores negros, Glayson Cintra e Lucas dos Santos: jovens atores que se dispuseram a encenar esta obra pelas afinidades com o autor e sobretudo pelo compromisso de Genet na luta antirracista travada todos os dias por homens e mulheres pretas desse país.

“Anjo Maldito” é a terceira montagem da Cia. Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo, a partir da obra do dramaturgo francês. A primeira, “Querelle” de 2000, contou com a direção de César Almeida. “As Malcriadas” de 2014 foi a segunda imersão no universo de Genet, com a direção de Isidoro Diniz.

"Genet é inspiração sempre para várias gerações, a minha sobretudo, foi arrebatada pela histórica montagem da peça, 'O Balcão' encenada pelo diretor argentino, Victor Garcia, ganhando todos os prêmios importantes do ano, projeto que destacou Ruth Escobar como atriz e produtora naquele ano de 1969", diz Isidoro Diniz a respeito da influência do dramaturgo na sua trajetória artística.

Jean Genet
Ativista dos direitos humanos, Genet teve participação em diversos protestos na França, dois deles junto com Marguerite Duras, pela melhoria das condições de trabalho (precárias) dos imigrantes. Indignado com a prisão dos líderes dos Panteras Negras no final de fevereiro de 1969, voou de Paris ao Canadá para cruzar ilegalmente a fronteira até os Estados Unidos, pois seu visto havia sido negado pelo país. Durante dois meses e meio, participou de diversos protestos e palestras declarando sua solidariedade à organização. Seu mais importante discurso, feito em New Heaven para mais de 25 mil pessoas, foi publicado pelos Panteras Negras em dois artigos: “Aqui e Agora para Bobby Seale” e “Discurso de Maio”.

"Nosso ativismo é todo instante e não podemos baixar a guarda. A luta para uma sociedade mais solidária, humana e antirracista é um compromisso de todos, mas principalmente das pessoas brancas", finaliza Diniz.

O espetáculo é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo a Cultura com patrocínio da Sanepar e Governo do Estado do Paraná.

Realização
CIA. NOSSA SENHORA DO TEATRO CONTEMPORÂNEO

SERVIÇO:

Anjo Maldito
Indicado para maiores de 18 anos
Local Espaço Alternativo Carpintaria Teatral (fundos do Guairinha)
Centro Cultural Teatro Guaíra – Entrada Rua Amintas de Barros
Estreia 09 de março as 20h
Dias 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 de março - Horário 20h
Dia 19 também às 18h
Ingressos GRATUITOS
Ingressos distribuídos uma hora antes de cada apresentação.
Sujeito lotação do espaço
Ingressos limitados: 30 lugares.

GALERIA DE IMAGENS