“Ahosis: As Guardiãs” homenageia a força feminina e a ancestralidade no Miniauditório 27/11/2023 - 16:30

Dança e teatro se encontram no espetáculo “Ahosis: As Guardiãs”, que homenageia a força feminina. O projeto é uma ação afirmativa para o protagonismo de artistas imigrantes africanos e brasileiros pretos. A estreia está marcada para dia 2 de dezembro, às 20 horas, e as apresentações seguem até dia 17 no auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório). Os ingressos custam 20 reais.

O espetáculo conta com alguns objetos do próprio acervo do Centro Cultural Teatro Guaíra. Quatro apresentações serão destinadas para escolas públicas periféricas da Região Metropolitana de Curitiba. A classificação indicativa é livre.

Sinopse
O projeto da Ventania Produções promove a interculturalidade e é realizado por meio da Lei de Incentivo Mecenato, subsidiado pela Fundação Cultural de Curitiba.
A narrativa envolvente se passa pela história do exército feminino do antigo reino de Danxomé (Dahomey ou Danhomé) atual República de Benin, conhecido por sua valentia e determinação.

Em Abomey Bohicon, após a vitória do Rei Houegabja em uma batalha contra Dan, se anuncia o reino. As caçadoras de elefantes esposas do rei realizaram um ataque para a grande festa. Durante a festa, o rei anuncia seus filhos gêmeos: Akaba e Tassi, símbolo de poder pela tradição ancestral.

O maior desejo de todos os reis de Danhomé era vencer o poderoso Reino de Oyó. Após um ataque dos povos do reino Oweme, o Rei Houegabja e a Rainha Adonou falecem, tornando Akaba o sucessor. Prestes a guerrear, Akaba. que já vinha lutando contra varíola, adoecido falece. Tassi Hangbé está prestes a ser a primeira mulher a subir ao trono, protegida pela tradição.

O enredo traz muitas referências de lugares possíveis que uma mulher pode ocupar em termos de papéis sociais, fazendo o público compreender como começou o reino e como começou o exército das Ahosis, implacáveis guerreiras que lutaram bravamente contra os colonizadores e em lutas de conquista por territórios.

O espetáculo faz uma viagem histórica por diversos acontecimentos das gerações do reino de Danxomé, trazendo cantos, gritos tradicionais de guerra, rituais de preparação e festejos do povo, que se embasam na cultura beninense flertando com a inovação e o afrofuturismo e saberes afro-brasileiros, abordando ritmos tradicionais e interculturais.

 

Serviço
Ahosis: As Guardiãs

Apresentação: 2 a 17 de dezembro de 2023
Dia 2 (sábado), às 20h
Dia 3 (domingo), às 19h
Dia 6 (quarta), às 10h e 20h - duas sessões
Dia 9 (sábado), às 20h 
Dia 10 (domingo), às 10h
Dia 13 (quarta), às 10h e 20h - duas sessões
Dia 16 (sábado), às 20h
Dia 17 (domingo), às 19h

Local: auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório)

Tempo de duração do espetáculo: uma hora

Classificação: livre

Especificação do espetáculo: Artes Cênicas/ Dança

PREÇO ÚNICO:
R$ 20,00 (vinte reais)
Valores para meia-entrada caem pela metade.
Taxa de administração: R$ 1,00 (um real)

Ingressos: Ticket Fácil


Ficha técnica

Direção Artística : Stephanie fernandes e teddy tchogninou

Coordenação Geral: Filipe Cardoso

Direção de Produção: Kênia Souza

Assistente de Produção: Giovana Knaut

Coreógrafa: Stephanie Fernandes

Consultoria Coreográfica: Munique Costa

Cenógrafa: Eliana Brasil

Figurinista: Lurdinha e Sabrina Leodoro

Iluminador: Mateus Tristão

Trilha sonora: Rubens Oliveira

Desing: Feriee

Comunicação: Amanda Kissua

Realização: Ventania Produções

Incentivo: EBANX

GALERIA DE IMAGENS