“Acalantos” explora a sensibilidade através do canto para pais e bebês 04/05/2023 - 15:58

Com reestreia marcada para sábado e domingo (6 e 7), no auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), o espetáculo “Acalantos” leva em cena a singeleza e a ludicidade típicas da tradicional arte de acalentar, uma prática milenar. O musical, pensado para bebês e crianças pequenas, oferece interação com a plateia e toca em temas que sensibilizam não só os pequenos, como também gestantes, mães que amamentam, pais, familiares e educadores da primeira infância.

“O objetivo é difundir os benefícios da arte de acalentar junto a educadores, pais e familiares, sobretudo a partir das comunidades escolares e locais onde o atendimento a crianças pequenas requer aprofundamento e contínua ampliação de repertório”, destaca Nélio Spréa, idealizador do projeto.

O musical produzido pela Parabolé valoriza a música de tradição oral e destaca a importância do canto para apurar a sensibilidade dos pequeninos e seus cuidadores. A apresentação provoca reflexões sobre afeto, resiliência e ternura, além de apresentar canções de ninar de várias partes do Brasil e do mundo, interpretadas nas vozes das cantoras Luana Godin, Mariana Castro e Renata Melão.

Por se tratar de um concerto vocal, a maioria dos arranjos explora o canto à capela. Há momentos de pura ludicidade em que as crianças cantam e recitam pequenas parlendas junto. E para quem não nega o valor de um breve cochilo, fica garantida também a possibilidade de os bebês apreciarem uma rápida soneca no meio do espetáculo.

Dirigido por Liane Guariente e Levi Brandão, Acalantos está sendo apresentado também nas creches municipais de Curitiba, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Serão ao todo 42 apresentações dirigidas aos pequenos estudantes, além de oficinas para professoras.

Grupo – A Parabolé surgiu em 2008 e é formada por artistas educadores que promovem arte e educação por meio da literatura, da música, do teatro e da pesquisa em cultura popular brasileira. O grupo já realizou mais de 50 projetos culturais, tendo em seu portfólio 9 espetáculos, 6 álbuns musicais, 7 livros, 3 filmes, 1 série televisiva infantil com 3 temporadas, 2 festivais de música, além de diversas oficinas artísticas dirigidas a crianças, adolescentes e educadores.

Acalantos
Datas: 06 e 07 de maio
Horário: 15h e 17h
Local: Miniauditório (Rua Amintas de Barros, s/nº)