Histórico

 

O Curso de Danças Clássicas do Teatro Guaíra foi criado em 1956 com o objetivo de preparar bailarinos com nível técnico e artístico capazes de formar um Corpo de Baile para o próprio Teatro Guaíra. Para organizar e coordenar este trabalho foi nomeada a professora Tereza Padron.

Em 1957, iniciaram-se as atividades de estruturação do Curso sob a coordenação do professor Aroldo Moraes. Em 1968, assume a coordenação a professora Lorna Kay, que contrata Yara de Cunto, formada pela Escola de Dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Yara estabeleceu um programa de sete anos de duração para o Curso e contribuiu para a criação do Balé Teatro Guaíra.

No fim dos anos 60, o Curso de Dança foi ampliado, com a criação de doze níveis, incluindo aulas de História da Dança e História da Música. Ao final de cada ano, ocorriam apresentações no Guairinha.

A professora Liane Essenfelder Frank em 1976 assume a coordenação do Curso e este passa a ter oito anos de duração. Em 1980, ela reestrutura o corpo docente e inclui aulas de Dança Moderna na grade curricular, visando a futura regulamentação do curso. No mesmo ano, alunos participam das montagens de Petrushka e O Quebra-Nozes, ambas de Carlos Trincheiras, com o Balé Teatro Guaíra.

No ano de 1983, Carla Reinecke assume a coordenação da escola e cria o Projeto Pré-Profissional, o que levou os alunos a participar de mostras e festivais, além de circular com espetáculos pelo Paraná e estados vizinhos. Em 1988, o Curso é transferido do prédio do Teatro Guaíra para as instalações alugadas no bairro Tarumã.

Em 1990, é concretizada a regulamentação dos três últimos anos do Curso como Profissionalizante de 2º grau na Habilitação de Bailarino para Corpo de Baile: nasce então a Escola de Danças Clássicas. Em 1997, o Projeto Dança Masculina é lançado. São oferecidas aulas avulsas de dança clássica para praticantes e profissionais desta área.

No início de 2000 a EDTG se muda para um espaço no bairro Jardim Botânico. Três anos depois, alunos da escola são levados a Nova York e contemplados com bolsas de estudo no 5th Youth American Grand Prix.

Em 2006, a Escola comemora 50 anos com o espetáculo Fatos e Fotos. As celebrações incluem também o lançamento do livro  Escola de Dança do Teatro Guaíra 50 anos de Arte e Cidadania.

Em 2013, comemorando 30 anos do Projeto Pré-Profissional, este grupo é unido ao Grupo Juvenil que forma a Companhia Jovem Teatro Guaíra.

A Escola volta a funcionar dentro das instalações do Centro Cultural Teatro Guaíra em meados de 2015. No ano seguinte, a EDTG apresenta A Bela e a Fera, um dos maiores sucessos de sua história, para celebrar 60 anos de existência. Foram mais de 40 mil espectadores naquele ano.

Após a pandemia da covd-19, a EDTG retoma de maneira totalmente presencial no ano de 2022. Como ponto de destaque, é criado o Grupo de Dança da EDTG, que participou de vários eventos, dentre eles: Smart City, Expo Curitiba e evento Outubro Rosa, promovido pela primeira-dama do Governo do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa. O espetáculo Tum Tá teve sua grande estreia, com trilha original e figurinos produzidos pelo Centro Cultural Teatro Guaíra. Como novidades na rotina da Escola, os alunos são contemplados com mais uma aula de dança contemporânea durante a semana e os pais tem a oportunidade de fazer uma aula com seus filhos no palco do Guairão.

Em 2023, o Grupo de Dança inicia, dentro do Projeto "Guaíra para Todos", a parte de Pátios. Esse projeto leva o GD até escolas estaduais para apresentar um repertório de balé clássico e dança contemporânea, estendendo as portas do Teatro Guaíra para alunos que não tem a oportunidade de virem ao Teatro, além de fomentar a formação de plateia. Em maio de 2023 o espetáculo Tum Tá retorna aos palcos, e os alunos tem a oportunidade de fazer aulas com bailarinos do Grupo Corpo (Elias Bouza e Rafael Bittar) e com ex-bailarino do Balé Teatro Guaíra (Samuel Kavalerski).

Em setembro de 2023 estreia UNIO, uma parceria com os bailarinos do Balé Teatro Guaíra, que coreografaram belíssimos trabalhos para a EDTG, e devido ao grande sucesso será reapresentado em novembro no Guairão. Para fechar o ano de 2023, temos a remontagem de O Quebra Nozes, dirigido e coreografado pelo diretor do Balé Teatro Guaíra, onde todos os corpos do Centro Cultural Teatro Guaíra estão em cena: Orquestra Sinfônica do Paraná, Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra e G2.