Teatro Guaíra faz exposição de figurinos e adereços de obras icônicas 03/09/2021 - 14:32

O mês de setembro começa com uma nova exposição na fachada do Teatro Guaíra, que reúne o acervo de obras como os balés O Grande Circo Místico e Dom Quixote e a ópera La Bohème. Os figurinos e adereços cenográficos estão expostos na entrada e no saguão do Teatro. Há ainda oito pequenas vitrines com miniaturas de cenas teatrais, circenses e operísticas. Quem passar pela região poderá acompanhar também uma iluminação especial do edifício e projeção de espetáculos artísticos.

Há um ano a fachada do Guaíra vem sendo iluminada todas as noites por uma sugestão dos funcionários da área técnica. Essa foi a maneira de a equipe, acostumada com o público e a vida pulsante no Teatro, demonstrar que espera ansiosamente pelo retorno presencial dos espectadores. As luzes de LED usadas na iluminação são sustentáveis e fazem parte de uma parceria do Guaíra com a Copel para uso eficiente de energia.

O produtor Áldice Lopes, um dos organizadores da exposição, explica que o público poderá apreciar figurinos de obras icônicas do Guaíra, como O Quebra-Nozes e Cinderela. Há também uma seção especial dedicada à peça Hoje é Dia de Rock, remontagem sucesso de crítica e público em 2017, com uma turnê por diversas cidades do estado, além de temporada no Rio e em São Paulo. “É uma forma de celebrarmos a vida e mostrar ao público que desejamos o reencontro com a plateia. A arte nos salvou durante a pandemia e nos salvando”, diz Lopes.

Adereços e figurinos do balé O Grande Circo Místico também compõem a fachada do Guaíra. “O Circo” foi criado por Edu Lobo e Chico Buarque especialmente para o Balé Teatro Guaíra e estreou em 1983. Foi um divisor de águas e projetou o BTG nacional e internacionalmente – foram mais de 200 apresentações, uma delas lotou o Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

 

Serviço:

Exposição de figurinos e adereços e projeção de espetáculos do Teatro Guaíra

Onde: Fachada principal do Teatro Guaíra, em frente à praça Santos Andrade

Quando: de 3 a 30 de setembro, de domingo a segunda, a partir das 19h

 

Ficha técnica

Idealização, execução e montagem:  Equipe Técnica do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Componentes:  Áldice Lopes, Daniel Merniski, Douglas Rangel, Ewerton dos Santos, Jackson Zielinski, Marcelo Esposito, Marcos Euclydes, Marcos Rocha, Ricardo Garanhani, Ricardo dos Santos e Rodrigo Otto.

GALERIA DE IMAGENS