Teatro Guaíra encerra 2020 com recorde de 418 mil visualizações nas redes sociais
30/12/2020 - 11:34

O Teatro Guaíra encerra 2020 com recorde de 418 mil visualizações em suas redes sociais. Entre as atrações disponíveis ao público há concertos virtuais da Orquestra Sinfônica do Paraná, que atingiram 273 mil visualizações, e produções do Balé Teatro Guaíra, com 94 mil espectadores no total. Somente no YouTube, são 8,5 mil minutos assistidos. Além disso, ocorrem mais de 70 mil interações no Facebook e Instagram.

Os números são resultado do esforço do Governo do Estado e do Teatro Guaíra para permanecerem conectados ao público mesmo com as atividades presenciais suspensas em função da pandemia do coronavírus.

Além de projetos como o #Guaíraflix, que disponibilizou parte do acervo audiovisual no YouTube, o Teatro Guaíra investiu em produções específicas para o ambiente virtual. Como destaques há o vídeo “Trenzinho Caipira”, da Orquestra Sinfônica do Paraná, e “Carmen”, do Balé Teatro Guaíra. A Escola de Dança Teatro Guaíra também se reinventou e readequou sua proposta pedagógica para o ambiente virtual, encerrando 2020 com mais de 900 aulas virtuais para 140 alunos.

Para Monica Rischbieter, diretora-presidente do Teatro Guaíra, esses resultados são reflexo de um trabalho conjunto do Governo do Estado, que atuou de forma coordenada para garantir a continuidade das políticas culturais. Além disso, é fruto também superação dos artistas e técnicos face a uma situação nunca vista antes.

Foi a primeira vez em sua história desde a inauguração que o Teatro Guaíra ficou fechado para o público. “No início foi um choque para todos, porque todos os funcionários do Teatro amam e vivem essa instituição cotidianamente, é uma relação muito mais do que apenas profissional. A única coisa que a gente sabia é que precisávamos ficar conectados com o público”. A partir dessa premissa, todos os departamentos se reorganizaram e passaram a planejar o trabalho de forma virtual.

Criações originais web

A parceria entre o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná também chegou ao mundo virtual. Acostumados a tocar juntos em grandes espetáculos, como O Lago dos Cisnes, músicos e bailarinos se uniram para levar ao público vídeos de Astor Piazzolla.

Além dessa obra, que fez parte da Série Música de Câmara 2020, a Orquestra Sinfônica do Paraná presenteou o público com obras como “O bêbado e a Equilibrista” (36, 7 mil visualizações), com participação especial de Letícia Sabatella, e “Cio da Terra”, com Marcelo Archetti. Uma versão de “Carinhoso”, com Alexandre Nero, foi um agradecimento especial aos profissionais de saúde.

O BTG também preparou coreografias exclusivamente para plataformas on-lines, como a recriação de um trecho da coreografia “Carmen” para celebrar os 51 anos da companhia.

Para 2021

Enquanto não for seguro retornar com as atividades presenciais, o Teatro Guaíra pretende continuar com a programação digital. Já estão confirmadas apresentações virtuais para 2021 da Orquestra Sinfônica do Paraná e do Balé Teatro Guaíra. A programação infantil do OSP para Crianças se mantém e novos projetos já têm data marcada, como o concerto virtual A História de um Soldado, de Stravinsky, e a parceria entre OSP e BTG com obras de Johann-Sebastian Bach.

 

Veja o vídeo #retrospectivaguaira 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias