“Romeu e Julieta” volta ao palco do Guairão de 30 de junho a 2 de julho 15/06/2023 - 14:13

Espetáculo une Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Após uma curta temporada em maio com quatro noites de ingressos esgotados e público de mais de 10 mil pessoas, o espetáculo "Romeu e Julieta" volta ao palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) no fim de junho. Serão três noites de apresentação: 30 de junho (sexta) e 1 de julho (sábado), às 20h30, e 2 de julho (domingo), às 18 horas. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira), e R$10,00 (meia-entrada, conforme legislação), e já estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra e na plataforma DeuBalada.

O espetáculo une o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná, dois ícones da cultura paranaense. Criada em 1969, a  terceira companhia de dança mais antiga do Brasil já coleciona mais de 150 coreografias, enquanto a Orquestra Sinfônica do Paraná já fez mais de 500 apresentações. Juntos, eles apresentaram montagens de sucesso como “O Quebra-Nozes”, “O Lago dos Cisnes” e “Romeu e Julieta”. A última voltou ao palco repaginada quinze anos depois da primeira montagem pelo Centro Cultural Teatro Guaíra.

A montagem, que já é considerada uma das mais bonitas do Guaíra, apresenta a coreografia que encena o drama atemporal dos dois jovens apaixonados, da obra de William Shakespeare, separados pela rivalidade de suas famílias e pelo destino. “A nossa versão traz um diferencial, que são as parcas do destino, que vão tecendo a trama”, destaca o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni, que também é responsável pela coreografia e atuou como coreógrafo convidado em 2008.

O cenário de 2008 foi adaptado, mas o diálogo entre cenografia e história foi mantido. “Naquela época, foram meses de pesquisa no processo de criação. Juntar uma estrutura gigantesca e uma história tão sensível foi um desafio e uma realização. E essa composição da cenotécnica, da iluminação, do figurino maravilhoso com o enredo dá um resultado brilhante”, atesta Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, que foi o cenógrafo da primeira montagem.

ANTIGA E ATUAL – Uma obra tão famosa que retrata o amor trágico entre dois jovens de famílias rivais seria ainda atual? Bongiovanni responde falando sobre o que a tragédia pode motivar em nós, como os sentimentos de compaixão e medo. “Pena por perceber quão fácil é cometer um pequeno deslize que leva a um verdadeiro desastre. E, depois de um pouco de reflexão, uma certa dose de medo por perceber o quanto nossa vida é vulnerável e o quanto poderíamos agir de uma forma semelhante se o destino resolvesse nos testar”, explica.

“Em um mundo contemporâneo em que cada um é apontado como responsável pelo seu fracasso ou sucesso, a tragédia talvez nos ensine a não julgar tão fácil, a ser mais compreensivos, cordiais e amigáveis uns com os outros. O mundo precisa da nossa empatia”, conclui o diretor do Balé Teatro Guaíra.

Romeu e Julieta
Com Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná

Apresentação: 30 de junho a 2 de julho de 2023
Dia 30 de junho (sexta) e 1 de julho (sábado), às 20h30