Quase 800 visitantes conheceram os bastidores do Teatro Guaíra em 2023 18/12/2023 - 11:19

Com 17 mil metros quadrados e quase 3 mil lugares, o Centro Cultural Teatro Guaíra é um dos maiores complexos culturais da América Latina e é possível conhecer a história bem como os corredores dessa estrutura por meio do serviço de visita guiada. Em 2023, o número de visitantes chegou a quase 800 pessoas. 

Após a pandemia do novo coronavírus, este foi o primeiro ano que a ação foi planejada e executada de forma sistematizada e com maior número de participantes ativos. “O Teatro Guaíra completa 140 anos em 2024, sendo que são 70 anos neste local. É um prédio com uma grande importância histórica. Até então, as visitas eram solicitadas apenas em grupos e, neste ano, abrimos para o público conhecer nosso patrimônio”, destaca o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes. 

Ao todo, foram realizadas 90 visitas guiadas com mais de 50 feedbacks positivos. O agendamento é feito pela página oficial do Teatro Guaíra e o roteiro passa pelo memorial, os três auditórios localizados no prédio do Teatro Guaíra e a área de backstage. 

Muito mais que informações, os visitantes puderam sentir o “ar do teatro” e até acompanhar alguns ensaios dos corpos artísticos do Teatro, como o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná. Além de contar com um roteiro adaptado para pessoas com necessidades especiais. 

Neste ano, 12 escolas de diversos pontos do Paraná visitaram esses espaços, como Araucária, Guaratuba, Dois Vizinhos e Maringá. Universidades públicas e privadas também passaram por aqui. E houve visitas ilustres, como de personalidades do poder público, grupos de professores de Arte de várias cidades do Paraná e de arquitetos japoneses, que vieram em busca de novas referências ao encontro desse ícone da cultura paranaense.

Para 2024, as datas para agendamento ainda não estão abertas. Novas informações serão disponibilizadas em no site do Teatro Guaíra.

GALERIA DE IMAGENS