Orquestra Sinfônica lota Guairão e arrecada milhares de doações para a campanha Aquece Paraná 19/06/2023 - 12:59

O Teatro Guaíra foi tomado pela sinfonia da solidariedade na manhã deste domingo (18). Cerca de dois mil cobertores e agasalhos foram trocados por ingressos para o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, que lotou o auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) com a apresentação “Venha se aquecer com Tchaikovsky”, sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá.

A ação foi uma parceria entre a Superintendência Geral de Ação Solidária, do Governo do Estado, que promove a campanha Aquece Paraná 2023, e a Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Centro Cultural Teatro Guaíra.

“Esse foi um dia muito especial para todos nós, pois representou nossa união para ajudar e aquecer os mais necessitados. Essa ação surgiu de uma ideia da primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa, e da Luciana Casagrande, nossa secretária estadual da Cultura, que lideraram tudo com muito carinho”, destacou Roberto Tibiriçá, maestro titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná, na abertura do evento.

“O resultado dessa incrível iniciativa não poderia ter sido mais gratificante. O sucesso do concerto solidário mostra o poder da música e da união de uma comunidade em prol de uma causa nobre”, afirmou Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra.

“Para nós do Centro Cultural Teatro Guaíra, foi uma honra poder fazer parte da campanha Aquece Paraná. Agradecemos a adesão do público, sem isso nada teria sido possível”, acrescentou Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente da instituição.

CONCERTO – O programa incluiu as obras “Capricho Italiano”, “Marcha Eslava”, “Variações sobre um tema de Rococó” e “Abertura Solene 1812”, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky. A Abertura Solene teve a participação especial da Banda da Polícia Militar do Paraná, que é referência entre as bandas militares nacionais.

“Foi uma experiência única acompanhar a Orquestra Sinfônica do Paraná, com seus grandes músicos, e poder contribuir com a sociedade com um pouco de afeto e calor por meio da campanha Aquece Paraná”, disse o capitão Elizeu da Silva, maestro chefe da banda.

Outra participação de peso foi a do solista violoncelista Rafael Cesário, em “Variações sobre um tema de Rococó”. Cesário, que é membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e professor no Instituto Baccarelli e EMESP, surpreendeu o público ao encerrar sua presença na apresentação convidando o violinista Ângelo Martins da Silva, spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná e seu amigo de longa data, para acompanhá-lo em um trecho da obra.

A música encheu o ambiente e a solidariedade aqueceu os corações. “Foi um concerto maravilhoso, uma experiência única. A gente sempre vem prestigiar a Orquestra Sinfônica do Paraná, mas a inclusão dos militares foi diferente e emocionante. O maestro foi um show à parte”, disse Ana Monteiro, professora que foi conferir a apresentação acompanhada da filha, a também professora Marcela Monteiro. “A campanha de doação também foi essencial para tornar esse dia ainda mais especial”, finalizou.

AQUECE PARANÁ 2023 – A campanha está em sua 4ª edição e tem como objetivo arrecadar cobertores, agasalhos e roupas em bom estado de uso para ajudar as pessoas mais vulneráveis a enfrentar o inverno rigoroso no Estado. As arrecadações vão até o dia 17 de agosto e contam com a doação prioritariamente de cobertores. A campanha conta com postos de arrecadação distribuídos nos quartéis do Corpo de Bombeiros de todo o Paraná.

A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, presidente do Conselho Estadual de Ação Solidária, destacou a importância da participação de todos na campanha. "Além de ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade, a campanha Aquece Paraná tem um papel fundamental em conscientizar a população sobre a importância da solidariedade e da empatia”, afirmou.

"Através da doação de roupas e cobertores em bom estado, vamos mostrar que, juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos. Convidamos a todos para participar dessa iniciativa e fazer a diferença na vida de quem mais precisa", frisou.

Para saber mais informações e os endereços dos pontos de coleta, acesse o site aqueceparana.pr.gov.br.

GALERIA DE IMAGENS