Orquestra Sinfônica do Paraná reabre o Guairão com público de mais de 1.500 pessoas 18/11/2021 - 12:05

Na noite da última quarta-feira, a Orquestra Sinfônica do Paraná marcou a reabertura do Guairão para o público após 19 meses de programação digital. O Concerto Polonês, uma homenagem aos 150 anos da imigração polonesa para o Brasil, teve a regência do maestro convidado Norton Morozowicz.

Para comemorar o retorno, os ingressos foram distribuídos gratuitamente ao público. Ao todo, 1.570 pessoas compareceram ao concerto na quarta-feira. "É inexplicável a emoção que a gente sente depois de quase dois anos. Todos nós gostamos de produzir música e, por mais que tentássemos o virtual, nada se compara com a presença do público", contou o maestro Norton Morozowicz.

O público foi recebido por membros do grupo folclórico polonês Junak em trajes típicos. A apresentação atraiu o interesse das emissoras de TV locais e também da TVP Polonia, canal internacional polonês. Nas entrevistas com o público, ouvimos histórias de pessoas que estavam com saudades, assim como de pessoas que nunca tinham pisado em um teatro e, após as programações culturais digitais, se interessaram pelo concerto ao vivo.

Na Orquestra, tivemos algumas estreias de músicos também. Os músicos contratados em janeiro de 2020, após o processo seletivo do final de 2019, haviam se apresentado somente nos concertos digitais da OSP. O Concerto Polonês foi a primeira vez que tocaram no Guairão com público como membros oficiais da Orquestra.

No final do concerto, o público aplaudiu e pediu bis. A OSP encerrou a noite de retorno com Astor Piazzolla e muita emoção compartilhada com seu querido público.

• A Cônsul da Polônia falando ao microfone no palco
    Músicos em pé no palco, agradecendo aplausos