Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta Série Música de Câmara
26/06/2020 - 18:52

A Orquestra Sinfônica do Paraná traz ao público sua primeira série de concertos digitais. A partir desta sexta-feira (26), a Série Música de Câmara vai ao ar nas redes sociais da OSP a cada quinze dias.

A música de câmara é como uma “conversa” entre dois ou três amigos. Em pequenos grupos, os músicos da orquestra trazem, desde 2018, essa conversa musical para a plateia no formato da Série Música de Câmara, com a curadoria do maestro-titular Stefan Geiger.

O primeiro vídeo da série pode ser visto nas redes sociais da Orquestra e do Teatro Guaíra e apresenta o clarinetista Jairo Wilkens e a pianista convidada Clenice Ortigara interpretando composições do inglês Malcolm Arnold. A apresentação é uma promoção da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra, e PalcoParaná.

Com a suspensão das atividades no Teatro Guaíra, os concertos da Série, que seriam realizados no Guairinha, foram cancelados. A música de câmara tem como característica própria a fluidez do espetáculo e interpretações intimistas, tal qual amigos em uma roda discutindo a vida. Por isso, o contato presencial faz toda a diferença.

"A música sinfônica pode parecer uma grande família. É preciso prestar muita atenção para acompanhar todas as conversas que acontecem ao mesmo tempo. A música de câmara é como uma conversa a dois ou a três, você entende tudo o que está sendo dito", explica Martina Lohmann, violinista da OSP e coordenadora da versão virtual da Série Música de Câmara.

Apesar dos empecilhos impostos pela pandemia e desafios técnicos, os músicos da Orquestra encontraram soluções criativas para contornar a falta de conexão humana que apenas o presencial pode proporcionar.

Limitados ao virtual, os músicos abrem as portas de suas próprias casas para o público. Os concertos da Série Música de Câmara 2020 são gravados de dentro das casas dos músicos, que agora também checam luz, som e qualidade de vídeo, tudo para levar a música ao público que sente saudade das apresentações presenciais no Teatro Guaíra.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias