Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta OSP para Crianças 13/08/2020 - 14:00

A Orquestra Sinfônica do Paraná estreia nesta semana o projeto OSP para Crianças. Trata-se de um portal de conteúdo infantil, dentro do site da própria orquestra, para crianças até 12 anos. Dividido em quatro áreas, o portal contará com vídeos, jogos e histórias para o público mais jovem.

A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e PalcoParaná. 

O portal OSP para Crianças foi desenvolvido pela equipe de comunicação da orquestra e tem o apoio técnico das violinistas Simone Savystzky e Martina Lohmann, também integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná. As profissionais envolvidas no projeto possuem conhecimento e experiência com educação musical infantil e criação de conteúdo para crianças.

“Nunca é cedo ou tarde demais para entrar no universo da música. Quanto antes melhor. A música auxilia na concentração, memorização, raciocínio lógico, aprimora a linguagem oral, ajuda no desempenho escolar, contribui para o desenvolvimento motor, desenvolve a socialização, promove a disciplina e estimula a criatividade. Convidamos você para participar das nossas atividades da OSP para crianças”, diz Simone.

Todos os materiais poderão ser acessados por crianças e adultos de qualquer idade. Cada conteúdo vem acompanhado de classificação etária indicativa, que serve como orientação para os pais e responsáveis sobre qual faixa etária terá o melhor aproveitamento de cada tipo de conteúdo.

“Estou muito feliz em anunciar que a Orquestra Sinfônica do Paraná aumentou suas ofertas para nosso público mais jovem. Temos um novo portal, com conteúdos semanais publicados também em nossas redes sociais. Estamos nos dedicando especialmente para os jovens amantes da música e aqueles que estão começando a se interessar por ela”, disse o maestro-titular Stefan Geiger.

 

O portal OSP para Crianças

O portal é dividido em quatro áreas: Para brincar; Para assistir; Para ouvir e Para os pais. Na primeira área as crianças encontrarão jogos digitais e atividades para impressão, como ligue-os-pontos, jogo da memória e desenhos para colorir. Na segunda, haverá vídeos de contação de histórias e educação musical. A terceira área, voltada para crianças mais velhas, terá materiais de áudio acompanhados por textos. Essa seção busca mostrar às crianças a importância de ouvir um concerto, mesmo que os estímulos visuais sejam limitados.

A quarta e última área é voltada aos adultos. Ali, pais, familiares e responsáveis poderão acessar materiais de apoio, instruções e listas com dicas para incluírem a música na rotina das crianças.

O portal será alimentado semanalmente. A partir desta terça-feira (11), as áreas Para os pais, Para assistir e Para brincar já têm os primeiros conteúdos disponíveis. A área Para ouvir estreará no início de setembro.

Formação de público

O objetivo do projeto não é a educação musical, mas sim a inclusão da criança. A ideia é trazê-las para perto da orquestra de forma coerente com a etapa do desenvolvimento na qual cada uma se encontra.

“Nos últimos anos notamos um grande aumento no número de crianças na plateia dos concertos da OSP. Os concertos infantis e para escolas já são uma tradição de sucesso da orquestra e entendemos a importância de incluir as crianças de maneira apropriada”, explicou a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter.

Ter crianças na plateia é sinal significativo de aumento de público a longo prazo. Por isso, a importância de trazer para elas um conteúdo adequado e que estimule o interesse pela música.

“Estamos comprometidos a trazer aspectos da educação musical de uma maneira agradável para as famílias paranaenses. Por enquanto, trazemos esse conteúdo online e estamos trabalhando duro para oferecer o melhor conteúdo para o público. Mas eu posso garantir é que todos estamos ansiosos para cumprimentá-los pessoalmente assim que possível”, completou o maestro Stefan Geiger.

Um projeto a longo prazo

Com as portas fechadas para o público desde março em decorrência da pandemia da Covid-19, o Teatro Guaíra procura manter seu papel como difusor da cultura no Estado através dos meios digitais. A OSP para Crianças tem sua estreia em formato digital, mas pretende tomar também os palcos assim que possível.

A ideia é disponibilizar online materiais infantis, mesmo quando os concertos regulares retornarem. Assim, as crianças que acompanham os pais ou responsáveis aos concertos da OSP poderão se familiarizar com as obras sinfônicas antes de chegarem ao teatro.

“Todo projeto que tem o intuito de instruir nossas crianças alimenta a minha esperança de um futuro melhor para o nosso País. Como já disse o sociólogo brasileiro Herbert de Sousa, um país não muda pela sua economia, política ou ciência, mas sim pela sua cultura. É uma honra termos um espaço dentro da OSP para a produção de um material de tão grande valor para o nosso público infantil”, disse a violinista Martina Lohmann.

 

OSP para Crianças

Onde: http://www.teatroguaira.pr.gov.br/OSP-para-Criancas

Também disponível nas redes sociais:

Facebook: http://facebook.com/OrquestraSinfonicaDoParana

Instagram: @orquestrasinfonicaparana

YouTube: http://youtube.com/OrquestraSinfonicaDoParana

GALERIA DE IMAGENS