Musical premiado é destaque no Guairinha neste fim de semana 06/12/2023 - 10:19

"Os Últimos 5 Anos" é uma obra-prima de Jason Robert Brown, trazida à vida com a direção magistral de João Fonseca. A história gira em torno do casamento entre Cathy Hyatt, interpretada com maestria por Eline Porto, uma talentosa atriz em busca de sua grande chance, e Jamie Wellestein, vivido por Beto Sargentelli, um promissor romancista. Conflitos levam à necessidade de repensar os últimos cinco anos de suas vidas juntos e dão o enredo do espetáculo que conquistou público e crítica, somando 14 indicações e 10 prêmios entre as celebrações do gênero. A curta temporada em Curitiba é no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), com apresentações neste sábado (9), às 20h30, e domingo, às 19 horas.

O que torna esta produção ainda mais especial é a narrativa inovadora, na qual os personagens contam a mesma história em sentidos cronológicos opostos: Cathy do fim para o começo e Jamie do começo para o fim. Isso proporciona uma visão única e emocionante de seu relacionamento, adicionando requinte e charme a este aclamado musical da Broadway.

O espetáculo
O conceito de que toda história de amor dá certo pelo tempo em que dura é o mote de “Os Últimos 5 Anos”, que ganhou sua primeira montagem no circuito Off-Broadway em 2001. Adaptada para diversos idiomas em mais de 20 países, a produção chegou oficialmente ao Brasil em 2018, produzida pela H Produções Culturais em parceria com a Lumus Entretenimento e Andarilho Filmes.

Em cena, o ator Beto Sargentelli no papel de Jamie, que o sagrou Melhor Ator no Prêmio Bibi Ferreira e rendeu outras indicações, como no Prêmio Destaque Imprensa Digital, bem como a atriz Eline Porto, que interpreta Cathy, que lhe rendeu o destaque no Prêmio Melhores do Ano UOL. Conhecidos especialmente no eixo Rio-São Paulo por diversos trabalhos em teatro musical, a dupla é responsável por encenar os dilemas atemporais retratados na versão brasileira de “The Last Five Years”, e encaram o desafio dobrado, de não apenas protagonizar o espetáculo como também produzi-lo, repetindo o formato bem sucedido em "Bonnie & Clyde" e "Nautopia".

À frente da direção está o premiado João Fonseca, que, instigado pela originalidade da proposta de encenação, aceitou o desafio de ser o responsável por conduzir os encontros e desencontros que, nesta versão, conta com toques de brasilidade, a exemplo do pano de fundo, que destaca os tons e arquiteturas da cidade de São Paulo.

Baseado em fatos reais, os cinco longos anos que no palco transcorrem em intensos 80 minutos, são inspirados no relacionamento do autor do texto e músicas, Jason Robert Brown e Theresa O'Neill, com quem teve um casamento fracassado. Considerado um dos mais aclamados compositores de musicais contemporâneos dos EUA, Brown inovou ao unir dois atores em cena sem que, para isso, precisassem interagir diretamente, exceto pela lembrança do dia do casamento, quando uma das 14 músicas possibilita um cruzamento entre as duas linhas de tempo.

Com muitas nuances, elas estão presentes também na trilha sonora, vencedora do Drama Desk Award de Melhor Música e Letra em 2002, que mescla pop, jazz, clássico, rock e folk. A direção musical é de Thiago Gimenes, as versões são de Rafael Oliveira, a direção de movimento de Keila Bueno, o design de luz de Paulo César Medeiros, design de som de Tocko Michelazzo, o visagismo de Marcos Padilha e a produção executiva de Lucas Mello.

Elenco
Beto Sargentelli é o único ator vencedor da trinca dos renomados “Prêmio Bibi Ferreira”, “Prêmio Aplauso Brasil” e “Broadway World Awards” na categoria de Melhor Ator e garantiu nos últimos sete anos consecutivos 11 conquistas dentre 18 indicações a prêmios e honrarias do gênero, o que o qualifica entre os principais nomes da nova geração de jovens atores do país.

Eline Porto é atriz e cantora. Em 2018, essa peça de apenas dois atores que lhe rendeu uma indicação a melhor atriz pelo prêmio Destaque Imprensa Digital e também foi considerada no Melhores do Ano do portal UOL como Melhor Atriz por este trabalho.

Serviço:
Apresentação:
9 de dezembro, às 20h30; e 10 de dezembro de 2023, às 19h
Local: auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Tempo de duração do espetáculo: uma hora e vinte minutos
Classificação etária: 12 anos
Especificações do espetáculo: teatro musical
PREÇOS DOS INGRESSOS:
Plateia: R$ 120,00 (cento e vinte reais)
Balcão: R$ 100,00 (cem reais)
Valores de meia-entrada caem 50%
Lugares livres