Maestro da Sinfônica do Paraná, Tibiriçá recebe título de Doutor em Música por Notório Saber 21/03/2024 - 16:58

A quarta-feira (20) foi de consagração para o maestro Roberto Tibiriçá, regente titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná. Durante um concerto no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, ele foi homenageado por seus recém-completados 70 anos de vida e 50 anos de carreira. O ponto alto foi o anúncio para o público presente da conquista do título de Doutor em Música por Notório Saber pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Foi a consagração da minha carreira”, disse o maestro, que não cursou universidade de música. “Dou aulas há muitos anos, mas na minha época não tinha faculdade. Para esse título, é preciso comprovar tudo que fiz na vida. Depois de quase dois anos e um trabalho árduo de documentação descrito em 5.460 páginas, conquistei o título".

A noite se tornou ainda mais memorável com o concerto em si. Regendo a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais, Tibiriçá e a magistral “Petite Messe Solennelle” ("Pequena Missa Solene"), do compositor italiano Gioachino Antonio Rossini, tiveram um novo encontro. A obra ocupa um lugar de destaque na trajetória do maestro, que conduziu as estreias em duas versões da composição no Brasil: em 1982 no MASP, em São Paulo, e em 2012, no Palácio das Artes, na capital mineira.

“A 'Pequena Missa Solene' tem um grande valor sentimental porque eu regi a primeira audição no Brasil da versão original para coro, quatro solistas, dois pianos e harmônio e, depois, regi a primeira audição no Brasil da versão orquestral”, complementou.

A diretoria do Centro Cultural Teatro Guaíra prestigiou a homenagem. “Estamos orgulhosos de ter um artista brasileiro, e agora paranaense, junto conosco. É uma alegria ter essa pessoa grandiosa que veio abrilhantar o nosso quadro artístico à frente da Orquestra Sinfônica do Paraná”, destacou Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural.

O diretor artístico do CCTG, Áldice Lopes, ressaltou como a atuação de Tibiriçá conquista o público. “É uma parceria de confiança. O diretor musical atua nas escolhas do repertório e dos convidados que a orquestra trará. Na abertura deste ano já sentimos quanto o público tem aprovado a programação”, acrescentou. Prova disso é que mais de 4 mil pessoas foram ao Teatro Guaíra para o primeiro concerto do ano da Orquestra Sinfônica do Paraná em 2024. A programação para o ano está disponível AQUI.

TRAJETÓRIA – Paulistano, Roberto Tibiriçá começou criança ao piano por influência da avó, uma grande pianista – a mãe dele também tocava. “Aos 5 anos, ganhei meu primeiro piano e, aos 8, minha avó gastou todo o dinheiro que tinha para comprar ingressos para um concerto da Guiomar Novaes no Teatro Municipal de São Paulo. Aquele foi meu primeiro divisor de águas”, contou.

Foi discípulo do lendário maestro Eleazar de Carvalho (1912-1996), além de ter contado em sua formação com orientações de personagens importantes da cena nacional como Guiomar Novaes, Magda Tagliaferro, Dinorah de Carvalho, Nelson Freire e Gilberto Tinetti.

Depois de vencer, por duas edições seguidas, o Concurso para Jovens Regentes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, assumiu as orquestras Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica, Sinfônica Heliópolis, OSMG, Sinfônica de Campinas, Filarmônica de São Bernardo do Campo e Sinfônica do Sodre, em Montevidéu, no Uruguai. Ele foi nomeado regente titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná em 2022.

Roberto Tibiriçá ocupa a Cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Música e também é Membro Honorário da Academia Nacional de Música, no Rio de Janeiro.

AGENDAS – A agenda da diretoria do Centro Cultural Teatro Guaíra em Belo Horizonte incluiu visitas à Fundação Clóvis Salgado, complexo de artes visuais, música e cinema ligado ao Governo de Minas Gerais; e ao Instituto Cultural Filarmônica, que mantém a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e promove a difusão da música clássica. A coordenadora da Orquestra Sinfônica do Paraná, Shirley Conceição, acompanhou a programação.

GALERIA DE IMAGENS