Luiz Fernando Bongiovanni é o novo diretor do Balé Teatro Guaíra 24/11/2021 - 10:00

O renomado coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni é o novo diretor do Balé Teatro Guaíra. Autor de alguns dos espetáculos recentes de maior sucesso do Balé – como Carmen e O Lago dos Cisnes – ele assume agora a direção do BTG. Bongiovanni foi bailarino por mais de 20 anos, metade deles passados na Europa. No Brasil desde 2004, trabalhou como coreógrafo em companhias como Balé da Cidade de São Paulo, São Paulo Companhia de Dança e Balé Municipal do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Bongiovanni assume com a missão de ampliar o alcance do BTG e chegar a todos os públicos. A ideia é seguir com trabalhos virtuais e presenciais e realizar apresentações por todo o Estado. “Num primeiro momento há uma reflexão na linha de encontrar repertórios que tenha facilidade de locomoção para que possamos realizar espetáculos com mais facilidade fora da nossa casa que é o Guairão e assim atender outras cidades do Estado”, diz.

Como coreógrafo, ele esteve à frente de alguns dos maiores sucessos recentes da companhia. A parceria com o BTG começou com Caixa de Cores, de 2005, reencenada no projeto Parques e Praças. “Bonjo”, como é conhecido entre a equipe do Guaíra, fez ainda Romeu e Julieta. Ele acredita que a arte pode ajudar a refletir sobre o período pandêmicos e o mundo que haverá depois, pensamentos já refletidos em Vica. “Para a instituição, meu desejo é poder colaborar para que o Teatro Guaíra seja uma referência ainda maior do que já é, batalhando por produzir mais, trabalhar mais ainda com a orquestra ou com música ao vivo de outra formação e também pensando em como alcançar mais público”, finaliza.