Inscrições para a Escola de Dança Teatro Guaíra vão até dia 15 20/11/2023 - 15:52

A Escola de Dança Teatro Guaíra está com 100 vagas abertas para o primeiro semestre do ano letivo de 2024. Crianças a partir de 8 anos de idade podem ser inscritas, do preparatório ao aperfeiçoamento. A criança ou jovem selecionado vai ter a oportunidade de concluir o Curso Livre de Formação do Artista Bailarino, com duração de 7 anos. A formação é gratuita, mantida pelo Governo do Estado do Paraná. O período de inscrições vai até dia 15 de dezembro.

Sendo uma das únicas escolas de dança de caráter público do país, é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra. “A dança é transformadora, ela é capaz de produzir não só disciplina e perseverança, mas de motivar sentimentos e emoções para uma vida toda”, define a diretora da Escola de Dança Teatro Guaíra, Larissa Pansera.

As vagas são oferecidas por níveis e o processo seletivo consiste em provas de aptidão física e provas práticas de Dança Clássica avaliadas por uma banca examinadora, em fevereiro de 2024. Os aprovados terão aulas conforme um cronograma semanal.

“O nível Preparatório, que foi acrescentado para o ano que vem, terá aulas regulares de balé clássico. O nível Formação 1 terá aulas de balé clássico cinco vezes na semana e estudos do movimento duas vezes. A partir do nível Formação 2 até o Aperfeiçoamento os alunos têm aulas de balé clássico cinco vezes na semana e de Dança Contemporânea duas vezes”, explica a diretora.

Os alunos são avaliados por meio de notas bimestrais e também por banca avaliativa a cada semestre, sendo a última muito importante para os que futuramente passarão por audições em companhias de dança.

Oportunidades
O objetivo original da Escola, criada em abril de 1956, era formar bailarinos de qualidade que mais tarde iriam suprir a futura Companhia de Dança do Teatro, hoje Balé Teatro Guaíra. Escola e Balé são atualmente corpos artísticos distintos e independentes, porém compartilham a mesma casa – o Centro Cultural Teatro Guaíra, o que permite parcerias e contribuições.

“Além das aulas semanais os alunos têm a oportunidade de participar das atividades artísticas pedagógicas que ocorrem durante o ano letivo, de fazer aulas com professores e bailarinos convidados, de trocar experiências com os bailarinos do Balé Teatro Guaíra e de poder, a partir do nível Formação 3, participar do Grupo de Dança que realiza, por exemplo, apresentações do projeto ‘Guaíra para todos’ nos pátios das escolas”, completa Larissa.

Inscrições
São feitas pessoalmente no Teatro Guaíra ou pelos Correios pelos pais ou representantes legais de crianças com 8 anos completos a adolescentes com até 17 anos de idade. O prazo final é 15 de dezembro. Para mais informações, acesse a página de inscrições da Escola e confira o edital completo.

A rematrícula, para aqueles que já são alunos, vai acontecer dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2023. Já a matrícula para os ingressantes através do processo seletivo 2024 acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2024.