Grupo musical de cegos angolanos, Vozes de Angola apresenta "Twapandula" 15/09/2023 - 10:32

Uma apresentação muito especial será realizada nesta quinta (21), às 20h, no auditório Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). O grupo Vozes de Angola se reúne para o show "Twapandula" – palavra de origem da língua Umbundo, falada em Angola pela maioria da população e quer dizer “obrigado ou nós agradecemos”. O encontro promete emocionar o público, com repertório que mistura cantigas folclóricas em dialeto africano, música popular brasileira, canções em inglês, espanhol, hebraico, gospel e composições autorais, cantadas à capela ou com o acompanhamento de teclado, violão e percussão.

O Vozes de Angola é composto por jovens angolanos deficientes visuais e teve origem em 2001, em Curitiba, no Instituto Paranaense de Cegos, instituição que os acolheu até 2010. Na época o grupo era denominado Pequenos Cantores de Angola e sua estreia nos palcos foi em grande estilo, no Teatro Guaíra.

Refugiados da guerra civil que assolou seu país por mais de três décadas, vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida e, em 2015, depois de uma forte campanha, conseguiram o visto permanente. Hoje, jovens adultos, alguns já concluíram curso superior e especializações em diversas áreas.

O show marca o início de uma série de eventos que serão realizados como despedida do grupo, e vai contar com músicos da A Banda Mais Bonita da Cidade. "Será uma celebração, uma forma de agradecer a cidade de Curitiba pela acolhida, oportunidades, solidariedade, afeto e todo aprendizado acadêmico, cultural e moral recebidos pelo grupo", destaca o grupo. Em 22 anos, foram muitos eventos, festivais, entrevistas e apresentações e os integrantes também compartilham com o público sua história de vida e motivam aos presentes com seu talento e exemplo de superação.

Elenco:
Banda: Eduardo Júnior, percussionista; Jacob Cachinga, tecladista; Renato Becker Fachini Elias, violão.
Cantores: Delfina Amarílis Américo; Fernando Camuaso; Isabela D’ Leonn; Jacob Cachinga; Rui Kelson; Victorino Enhama Mbala; Waldimeire Pereira da Silva.
Preparadora vocal: Dany Cesaro; Professora e maestrina: Patricia Fuks. Produção de Mariane Antunes.

Premiações e gravações:
São bicampeões no Concurso Hebraica, em São Paulo, sendo premiados com os 3º e 1º lugares. Gravaram seu primeiro CD em 2004, intitulado Esperança. Participação em eventos com a participação do ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, da atual ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do atual presidente Lula. Gravaram, em estúdio, um clipe com o maestro norte americano Keith MCCutchen. Participações em programas de rádio e televisão, entre eles o Caldeirão, Fantástico e Ana Maria Braga, da Rede Globo, e vários outros. Realizaram muitos outros trabalhos ao longo de sua trajetória, em eventos públicos, privados, instituições de ensino, participações artísticas, incluindo seus próprios shows e consideram todos inesquecíveis e gratificantes.

Serviço:
TWAPANDULA – VOZES DE ANGOLA
Data:
21 de setembro – quinta-feira
Local: Guairinha - Rua XV de Novembro, 971 - Centro | Curitiba - PR
Ingressos: R$ 60,00 / R$ 30,00 (meia entrada)

Compre pelo Ticket Fácil.